Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraJornalismo

SALA DE DEBATE. O empreendedorismo, virtudes e defeitos de Santa Maria. Ah, e também o Secretariado

Candinho, Giorgio e Péricles, com a mediação deste editor (E), foram os convidados do programa de hoje (foto Gabriel Cervi Prado)
Candinho, Giorgio e Péricles, com a mediação deste editor (E), foram os convidados do programa de hoje (foto Gabriel Cervi Prado)

A fábrica de elevadores da Hyundai, em São Leopoldo, sonho de consumo dos santa-marienses ainda no primeiro mandato de Cezar Schirmer, demitiu hoje 50 trabalhadores (bem mais da metade do efetivo – que, me confirma Silon Procath, presidente do Corede Central, hoje está limitado a 20 empregos) e suspendeu temporariamente as atividades.

Essa informação desencadeou interessante (e por vezes calorosa) discussão, no “Sala de Debate” de hoje, entre meio dia e 1 e meia, na Rádio Antena 1. Terçaram argumentos, sob a mediação deste editor, os convidados do dia: Antonio Candido Ribeiro (Candinho), Giorgio Forgiarini e Péricles Lamartine Palma da Costa.

O trio também não se furtou, em determinado momento do programa, a discutir, também, a composição (e o que se pode esperar) do secretariado que assume em 1º de janeiro, com o prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sérgio Cechin.

PARA OUVIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!!!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Os debatedores poderiam deixar claro qual o “valor enorme” que um professor ganha para ser chefe de departamento na UFSM? O valor da funcao gratificada é de 500-600 reais…Acho fundamental que haja consciencia e veracidade na informacao passada.

  2. Santa Maria, entretanto, tem suas peculiaridades. Muita panelinha, muitas “amizades sociais”.
    Pozzobom pode ate tentar “fomentar”, mas e uma luta ingloria (Santa Maria sofre com a geografia, a localização não ajuda, e com o amor incomensuravel pelo proprio umbigo). O banco do Valdeci pode ou não ter tido resultado, problema e que ideologicamente não avaliam o resultado de politicas publicas (e positivismo).
    Um funcionario publico e um advogado (ou seja, dois burocratas) afirmando que o fracasso de um empreendedor e uma falha de carater. Quem não arrisca não ganha, mas tambem não perde. Faz parte da mentalidade da aldeia: não assumir riscos. Querem empreendedorismo como? Ate para produzir cerveja artesanal querem incubação.
    Provincia não e uma so. Os que defenderam as fronteiras eram uns, os que foram para o centro-oeste outros (descendentes de colonos alemaes e italianos) e os açorianos da capital (os “deixa que eu sei o que estou fazendo”) são outros.
    RS tem militantes de esquerda e advogados demais para ir para a frente.
    Sandra Rebelato esta la porque os tecnicos não conseguiram fazer o povo do setor trabalhar?

  3. A critica ao sonho de consumo de santamarienses e no minimo patetica. A fabrica da Hyundai foi inaugurada em abril de 2014, ano que segundo muita gente (inclusive na aldeia) “estava tudo certo, crise e coisa da Globo, de coxinhas”. Investiram algo como 63 milhões de reais na construção, as fotos basta procurar no Google.
    A Unochapeco, universidade comunitaria da cidade, tem uma incubadora. Meia duzia de empresas graduadas. Uma duzia de incubadas, umas 8 na area de software, inclusive uma na area de aplicativo para celulares, outra na area de gerenciamento da cadeia produtiva do leite.
    Incubadora da Unisc de Santa Cruz tem 17 empresas graduadas, muitas na area de tecnologia de informação (uma trabalha com rastreabilidade na cadeia da carne, outra com jogos). Incubadas atualmente são poucas, existem mais em pre-incubação. Os campos variam desde automação ate meio ambiente.
    Cidade com mais de 150 mil habitantes dificilment tem dono. SM tem muita gente influente e a “autofagia” citada tambem existe em outras cidades, assim como a competição.

  4. Por parte como diria Jack. Primeiro o programa da TV Santa Maria que deveria se chamar Cromossomo Y e não SM Frente a Frente. Começou com considerações gerais a respeito do ano de 2017. Depois o Sr. Claudemir Pereira deu uma palestra sobre o secretariado do Pozzobom, com certeza Alexandre Lima (que ate conseguiu falar um pouco no final do programa) saiu sem nenhuma duvida do estudio. Algumas divagações a respeito do Hospital Regional, exaltações pollyanicas para o fim da violência no futebol e foi isto.
    Não existe nenhum motivo para duvidar e nem para acreditar em tudo que e afirmado, mas existem diversas informações que podem ser verificadas. Uma empresa incubada na UFSM teria o dobro de funcionarios da fabrica da Hyundai, teria aumentado o faturamento e teria proposta para se transferir para Itajai (incentivos fiscais). Pesquisando a tal empresa verifica-se que a especialidade e “[…]segmento de ESTRUTURAS DE FIXAÇÃO para painéis fotovoltaicos no mercado nacional […] tendo fornecido aproximadamente […] em estruturas de fixação no ano de XXXX”. Ou seja, o Otimista, com sua metralhadora elogiatoria e seu grande conhecimento de tecnologia, teceu loas à UFSM, grande centro galactico de formação de mão de obra e inveja da NASA e Agencia Espacial Europeia.
    Sem entrar no merito do motivo de uma empresa tão bem sucedida ainda precisar de incubação, ja existe uma similar prestando o mesmo serviço em Itajai. Trazem os paineis e eletronica de fora, fazem o projeto e a serralheria e instalam.
    http://www.prismaenergiasolar.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo