Meio AmbientePrefeituraSanta MariaUFSM

AMBIENTE. Preservação da fauna e da flora ganha iniciativa pioneira da Prefeitura, UFSM e antiga BASM

Duas áreas beneficiadas com projetos de fauna e de flora, no convênio que une a Ala 4 (antiga Base Aéra), Prefeitura e Universidade

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria da Prefeitura

Uma iniciativa pioneira no país vai possibilitar a preservação da fauna e da flora em duas áreas do Município garantindo segurança à população e evitando a degradação do meio ambiente. Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura assinou um termo de cooperação com a UFSM e com a Ala 4 (antiga Base Aérea de Santa Maria) para a realização de estudos ambientais nas áreas do Aeroporto Municipal e do Distrito Industrial.

“A união dessas três instituições reforça no nosso compromisso com o bem-estar da população. É um trabalho que já vem sendo construído há tempos e que terá continuidade. A iniciativa vem ao encontro da reforma e da ampliação do Aeroporto Municipal e do tratamento de esgoto do Distrito Industrial, ações que já estamos viabilizando”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, presente no ato.

A formalização do convênio ocorreu no gabinete do reitor da UFSM, Paulo Burmann, presente no ato, acompanhado do vice-reitor Luciano Schuch, e do comandante da Ala 4, coronel Elison Montagner. Conforme o termo, técnicos, professores e acadêmicos da UFSM serão responsáveis, durante cinco anos, pela elaboração de planos de manejo da fauna e da flora das duas áreas. Com isso, será possível identificar, por exemplo, ninhos de animais ou a real necessidade de supressão de árvores, livrando as pistas de pouso e de decolagem de obstáculos ou mesmo atuando para prevenir possíveis degradações ambientais. Uma das consequências diretas é a garantia da segurança das pessoas que utilizam os serviços aéreos ou que atuam nos empreendimentos do Distrito Industrial.

A assinatura do termo de cooperação também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e do secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. Estavam presentes, ainda, o gerente de Segurança Operacional do Aeroporto, Aleques Martins, e representantes da UFSM e da Ala 4.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Não é ‘antiga’ base aérea. É uma ‘nova denominação’. Foi só o que mudou.
    Quanto a noticia, quanto o novo aeroporto e o distrito industrial representam percentualmente da área do município?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo