Arquivo

Reação gaúcha. Yeda diz que Estado também terá a sua proposta de desenvolvimento

Yeda Crusius, a governadora do Rio Grande do Sul, foi um dos 25 Chefes de Executivo estaduais a comparecer ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira, convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para assistir ao lançamento do Plano de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). Só dois, o de Santa Catarina, Luiz Henrique, e o de Roraima, Otomar Pinto, se ausentaram.

E qual é a reação da governadora gaúcha? Segundo ela, na página oficial do governo do Estado, “hoje (ontem) é dia de ouvir”. Mas já deixou claro: em março, quando tiver nova reunião coletiva dos governadores com o Presidente, pretende apresentar também a proposta do Estado, para fazer o país (e o Rio Grande) crescer. Confira:

”Yeda pretende encaminhar ao governo federal proposta gaúcha de desenvolvimento

Depois de acompanhar, nesta segunda-feira (22), em Brasília, a apresentação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a governadora Yeda Crusius disse que pretende levar a conhecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira semana de março, uma proposta gaúcha de desenvolvimento econômico. A pauta a ser sugerida pelo Rio Grande do Sul envolve reforma tributária e compartilhamento, pelos estados, das receitas que atualmente ficam concentradas no governo federal. “Hoje, nós ouvimos. Creio que em março o presidente estará disposto a nos ouvir e que, dessa nova forma de diálogo, surgirão inovações no relacionamento entre governo federal e governadores”, afirmou Yeda.

A respeito do conjunto de medidas anunciado por Lula para ampliar a taxa de crescimento brasileiro para além de 5%, a governadora gaúcha enfatizou que o Rio Grande do Sul fará a sua parte, com iniciativas como política de irrigação e articulação entre setores empresariais. Mas defende a necessidade de uma regulamentação rápida e mais precisa de questões tributárias que resultem positivamente ao Estado. Por enquanto, no seu entender, existe apenas um cenário. “Foi a primeira carta de um belo jogo, que é a volta do crescimento econômico”, observou.

Regulamentação

Yeda defende também a regulamentação definitiva da Lei Kandir (que trata de compensações aos estados, pelo governo federal, pela desoneração fiscal em exportações), resolução de passivos do governo federal com o Rio Grande do Sul, ampliação do Porto de Rio Grande, ressarcimento de recursos despendidos em estradas e restituição de valores de aposentadorias pagas pelo Estado e que pertencem à cota do INSS. “Há muitas despesas com as quais o Rio Grande do Sul vem arcando, e isso exige que se disputem verbas orçamentárias além do programa”, afirmou.

Na opinião da governadora, deve ser discutido também de que maneira poderá ser obtido equilíbrio cambial. “A taxa Selic é alta demais e, quando se tem um índice de juro normal muito alto, significa que se terá uma taxa de câmbio muito baixa. O cenário que se desenhou na tabela macroeconômica que o…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do Governo do Estado na internet, no endereço http://www.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo