PolíticaPrefeituraSanta Maria

E A SUA, QUAL É? Gilson Piber dá uma nota, e explica por que, ao primeiro ano do prefeito Schirmer

“…Schirmer falou que a população santa-mariense pode esperar surpresas positivas e deu nota seis ao seu governo no primeiro ano de gestão. Da minha parte, dou nota cinco, o que leva a um exame final nos bancos universitários, onde a média para avançar ao próximo semestre é sete. Pelo que foi feito, cinco é uma generosa nota. Nada mais do que isso, por enquanto. É um voto de respeito e confiança.

Santa Maria segue com as ruas sujas e esburacadas, a área central é um território de ninguém e a fiscalização do sossego público e de outras estrepulias citadinas sumiu do mapa, para o desespero dos contribuintes. O trânsito, com cada vez mais veículos andando pelas vias da cidade, é caótico, confuso e violento. Espero que “o prefeito do emprego e do desenvolvimento” lute efetivamente para gerar mais postos de trabalho em 2010, principalmente para os jovens. Fazer andar com mais velocidade as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é outra necessidade no município.

O prefeito Schirmer é um homem inteligente, mas precisa se livrar de algumas figuras que pouco ou nada acrescentam ao governo municipal. Ele sabe muito bem quem trabalha para valer, quem faz de conta que trabalha e quem só enrola. Para colher algo, é preciso andar, correr, saltar, voar, enfim, se mexer, estar em…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Nota cinco,  escrito por Gilson Piber, jornalista, radialista e professor do curso de Jornalismo da Unifra. É, também, mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul (SC). Piber é colaborador semanal deste sítio. Ele foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. MINHA NOTA É 01(ZERO,HUM),porque somente assumiu ,e só porque somente assumiu ,e só fez muita reunião,e pediu muito prazo para solucionar os problemas nas comunidades ,e as promessas de campanha que se perderam com o passar do tempo ,mas a CIP,essa não ficou para trás e só esperar os dias passar ,nada como eleição após outra .PAULO SANTOS-presidente da Associação Comunitária da Vila Oliveira.

  2. Nota 2!
    1 pela cara de pau !
    E 1 pela propaganda!
    Aliás 2 tá masis do que bom!
    E outra com essa nota só posso dizer mais uma coisa!
    MAL FEITO!

  3. A minha nota é 4 e estou bem tranquilo com a gritaria que devem fazer. A justificativa e simples e não tem como ser outra, a cidade NÃO saiu do lugar, e o pior é que em determinados casos ela andou prá tráz.
    – Turismo: só planejamento;
    – Cultura: só coisas que já aconteciam (e que diziam ser muito pouco);
    – Esporte: não me vem com balão que isso eu vejo na TV, pois viajar nele é muiiiiiiiito caro;
    – Saúde: até o Maranhão (líder da Urlândia) – apoiador do governo fez manifestação;
    – Desenvolvimento Rural: onde estão as melhorias nos Distritos??;
    – Desenvolvimento Econômico: piada dizer que a FEISMA foi muiiiiiiiiito melhor e totalmente diferente que as anteriores, e o planejamento da cidade só teve reuniões e … nunca mais se ouviu falar;
    – Proteção Ambiental e Assistência Social: cadê a autarquia??? O que fizeram de diferente???;
    – Procuradoria Geral: Aquela Bacharel (ela não tem DRA)continua escrevendo SMJ (salvo melhor juízo), ou seja não realizaram nenhuma ação em favor da administração pública;
    – Serviços Urbanos: por favor, a cidade não consegue sair do buraco e do lixo, isso não iria mudar e ser bem feito??;
    – Trânsito: essa realizou grandes mudanças, mas o pobre secretário Medeiros não consegue nem explicar o que fez;
    – Integração regional: no meu entendimento não saiu do papel, mas aquela salinha escondidinha é o fim da carreira política do Pozzobon;
    – Finanças: já escrevi ontem, prá mim funciona sem secretário, mas precisa melhorar a arrecadação urgente, ou nunca mais os servidores terão aumento de verdade;
    – Educação: pobre Aguirre até que tentou mas não conseguiu, ainda mais com a equipe que ele tem. É lamentável que a SMED tenha um grupinho tão ruim como este;
    – Gabinete do Prefeito: falavam do Valdeci e sua gurizada, mas essa turminha tipo não sei o que tô fazendo aqui, ou pior, que dia é o pagamento, é uma vergonha;
    – Gabinete da Primeira e Única Dama: rezou e deu certo, ela havia criado a central de doações antes das catástrofes, mas queria muito que elas acontecessem para ela dar sentido a presença dela no 7º andar, fora isso aparecer entregando brinquedos nas vilas, o que é um absurdo usar a dor das pessoas para se promover.
    Claudemir, tô achando que depois dessa análise toda o 4 é muiiiiito.

  4. Claudemir
    te peço permissão para um comentário que até nem é tão fora do post. Afinal, diz respeito ao primeiro ano desta administração.
    Lendo uma entrevista do atual prefeito num jornal de ontem, fiquei com a nítida impressão que todos os que manifestaram opinião aqui sobre a CIP e sobre o comportamento de antes e depois da classe política local são loucos.
    Schirmer disse que é, e SEMPRE FOI a favor da taxa.
    Outra coisa interessante é que ele vai implementar uma inovação na próxima eleição: Votará em dois candidatos para o mesmo cargo. Em Farret e Tubias.
    Sobre Tubias, ele disse que não tem culpa se o To Be Ass trabalha mais do que os outros e por isto aparece mais. Assim, fica difícil…

  5. Quando na campanha para prefeito aparecia todo este pessoal que hoje está na prefeitura dizendo que iriam trazer indústrias e que não entendiam como o prefeito da época não o fazia e que a Gazzin (lembram?), que se instalou em Candelária, segundo Schirmer, não teria vindo para SM por incompetência do Valdeci, parecia tão fácil tornar uma cidade com vocação comercial em uma cidade industrial. Se era tão fácil por que não aconteceu nada neste primeiro ano? Não dependia apenas da boa vontade do prefeito? Ou será que a coisa é mais séria? Que a gestão passada estava certa em pensar na infra estrutura da cidade para depois pensar em atrair indústrias? Quantas obras neste sentido foram executadas ou iniciadas nos oito anos anteriores? Será que a Gazzin não optou por Candelária exatamente para não ter que enfrentar a buraqueira da RST 287 com seus caminhões carregados? E de quem é a responsabilidade sobre esta estrada? Um pouco de realidade não faz mal a ninguém. Ah, a nota. Mas, nota para qual quesito? Fantasia? Enredo? Alegorias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo