A experiência fez a diferença em 2016 – por Carlos Costabeber
Já reza o dito popular: “O diabo sabe não porque é sábio. O diabo sabe porque é velho”. Inicio por essa frase, pois para mim mostra bem o que aconteceu em 2016. De como as pessoas mais experientes conseguiram se sair melhor do que a grande maioria.
A minha geração sofreu com tantas crises políticas e econômicas, que criou uma “casca grossa” contra os períodos mais difíceis. E mesmo agora, com a maior de todas as crises, pesou sobremaneira o sofrimento que foi vencido lá no passado.
Sempre digo que “o caminho das pedras nem sempre é em linha reta”. A abrupta mudança por que está passando o país, apavorou (e apavora) aos brasileiros. Vivíamos numa “ilha da fantasia”, com pleno emprego, ganhos reais de salários, e principalmente, crédito para comprar o que se quisesse.
De uma hora para outra, tudo desmoronou! Tiraram o balão de oxigênio (artificial), e nos damos conta de que estávamos na UTI e correndo sério risco de vida. Acordamos cercados por milhões de desempregados, com uma inflação corroendo os salários (em queda) e pagando os juros mais altos do mundo.
Afinal, toda uma geração “foi enganada”, achando que vivia no paraíso do consumo. O crédito jorrava à vontade, e as pessoas “achavam o máximo do prestigio”, ter meia dúzia de cartões de crédito à disposição. Doce ilusão !
Só que os experientes e mais cautelosos não se empolgaram com essa euforia consumista. Sabiam que mais cedo ou mais tarde essa conta viria, acrescida de juros impagáveis. Sabiam que tudo aquilo que sobe, algum dia vai descer!
Pois foi a experiência que salvou a minha empresa em 2016. Afinal, por alguns anos sobrevivi “com a água no pescoço”. Esse sofrimento, essa angústia por que passei, me transformou num cara preparado para enfrentar os momentos difíceis que teria pela frente.
E foi o que aconteceu com 2016! Há um ano, projetei perdas na operação comercial, mas que foram revertidas ao longo dos meses. Mantivemos o mesmo número de profissionais durante todo o ano, e a própria direção da Ford veio a Santa Maria para saber como conseguíamos ser lideres de mercado por 7 anos consecutivos.
Mas devo reconhecer o seguinte: quem faz realmente a diferença, são os funcionários; a grande maioria experiente, motivada, treinadíssima e com muito tempo de casa. Dando razão à minha filosofia: “o cliente em 2º. lugar”; isso é: se a gente cuida bem dos funcionários, eles cuidarão ainda melhor os nossos clientes”.
Feliz 2017!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.