DestaqueRegiãoSanta Maria

DISTRITOS. Reestruturação das subprefeituras gera troca de farpas entre vereador e secretário municipal

POR MAIQUEL ROSAURO

A reestruturação dos distritos de Santa Maria vem gerando polêmica tanto na cidade quanto no interior. No sábado (7), o assunto rendeu uma boa discussão entre o secretário Rodrigo Menna Barreto e o vereador Luciano Guerra durante o programa Sábado Aberto, comandado por Fabrício Minussi, na Rádio Medianeira. Confira na matéria abaixo:

Interior: vereador e secretário trocam farpas em debate sobre reestruturação dos distritos

Três subprefeitos irão coordenar os nove distritos. Na foto, trabalhos de manutenção na estrada do Distrito de Boca do Monte em 2015. Foto Tubias Calil / Prefeitura de Santa Maria

No último dia 4 de janeiro a Prefeitura apresentou uma proposta de “ampliar as políticas para o interior, conter gastos e melhorar a prestação dos serviços e estruturas dos distritos”. O anúncio foi feito por meio da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural (SDR), que reorganizou as subprefeituras dos distritos do Município. Três subprefeitos irão coordenar os nove distritos – que, a partir de agora, serão divididos em três regiões.

O novo ordenamento gerencial irá funcionar da seguinte maneira: na Região Sul, o subprefeito irá comandar os distritos de Santa Flora, Pains e Passo do Verde. A Região Oeste terá São Valentim, Boca do Monte e Santo Antão. Palma, Arroio Grande e Arroio do Só ficarão sob responsabilidade do subprefeito da Região Leste.

O titular de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto (DEM), lembra que além da redução dos gastos com o corte de pessoal, “as regiões terão suas estruturas fortificadas, com os subprefeitos atuando de forma efetiva nos distritos e, também, dentro da Secretaria na busca de solução de problemas e planejamentos para o interior. Para dar atenção igualitária a todos os distritos, eles terão veículos para deslocamentos”, destacou.

A otimização de gastos com subprefeitos – antes eram nove nomeados –, proporcionará, segundo Menna Barreto, revigorar as estruturas, concentrar esforços e melhorar a organização das políticas do interior. Com o projeto de austeridade, a prefeitura reduz de 18 cargos nos distritos para 12.

Além dos subprefeitos – que serão nomeados nesta segunda-feira (9) –, nove assessores regionais ficarão responsáveis por receberem as demandas nas subprefeituras – que manterão suas sedes. Os serviços como correios, escolas e postos de saúde seguem sendo prestados e não sofrerão nenhum prejuízo com as alterações.

CONTRAPONTO

Imediatamente após o anúncio feito pela Prefeitura, surgiu a primeira manifestação do Parlamento Municipal. O vereador Luciano Guerra lançou nota à imprensa, afirmando que a incorporação de subprefeituras em regionais diminuirá a representatividades das comunidades do interior, na cobrança de demandas junto à Prefeitura.

“É realmente um deboche com o homem do campo, começou o desmonte, vamos retroceder 20 anos. Se a medida é de economia, por que o prefeito não exclui a figura do secretário adjunto, que tem salários altíssimos? Um subprefeito talvez seja tão ou mais importante que um cargo do alto escalão”, indaga.

Guerra lembra que a extensão territorial do interior do município é muito grande e que três subprefeitos é muito pouco. O vereador deixa claro que todo empenho para enxugar os gastos públicos é válido, porém não se pode deixar de fazer o essencial.

“Sou a favor da economia, mas a população precisa de um serviço de qualidade, a prefeitura não precisa fazer uma poupança, tem é que saber onde aplicar os recursos da melhor forma”, finaliza.

No último sábado o secretário Menna Barreto e o vereador Luciano Guerra discutiram o assunto durante o programa Sábado Aberto. A entrevista foi mediada pelo apresentador Fabricio Minussi. Durante aproximadamente meia hora, ambos apresentaram as suas razões e contrarrazões, ponto e contraponto sobre o tema. O vereador disse que gostaria de discutir de forma mais ampla as medidas anunciadas e que irá fiscalizar o andamento desse processo. Já o secretário disse que é preciso fazer mudanças para atender melhor o interior, economizar e recursos e pediu um voto de confiança dos vereadores e da comunidade.

CLIQUE AQUI e acesse a matéria original e também o áudio com o debate entre Guerra e Barreto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo