DestaqueEconomia

ICVSM. Inflação local ultrapassa média nacional

POR MAIQUEL ROSAURO

A inflação no município subiu mais do que a média nacional no ano passado. Conforme o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), no acumulado de 2016, a variação foi de 8,52%, superior à meta nacional de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com teto de 6,5%. Entretanto, o índice é menor do que o registrado em 2015, quando a inflação local fechou o ano em 10,51%.

O grupo Alimentação concentra a alta dos preços, porém é a suba dos valores influenciados pelo governo os principais responsáveis por esvaziar as carteiras dos santa-marienses. É o caso de combustíveis, bebidas, cigarros, medicamentos, telefonia e transporte público. O etanol, por exemplo, registrou alta de 23,49% em 2016, enquanto que a gasolina subiu 10,41% e o diesel 1,37%. No geral, o grupo Transportes apresentou alta de 0,95% ao longo do ano.

Destaque também para o grupo Comunicação. Em 2016, a variação absoluta foi de 26,36%. Porém, em dezembro apresentou queda de -0,49%. Isso ocorreu porque o preço dos celulares teve queda de -4,3%, enquanto que os demais itens do grupo seguiram estáveis.

“Para 2017, a recuperação econômica passa necessariamente pela estabilidade política, bem como pelos planos de austeridade propostos, tanto pelo governo federal e estadual, os quais devem focar não apenas nos cortes, mas sim em soluções, sendo estas transparentes e acima de tudo éticas”, informa o estudo realizado pelo curso de Ciências Econômicas da Unifra.

Inflação volta a subir em dezembro
No último mês de 2016, o ICVSM registrou alta de 0,59% e inverteu a tendência de queda apresentada desde agosto. O grupo Saúde e Cuidados Pessoais, por exemplo, apresentou inflação 1,28% superior ao mês anterior. Em 2016, o grupo apresentou alta de 12,38%. Os medicamentos estão entre os principais culpados, devido à influência do Dólar, que começou o ano em torno de R$ 4,00 e fechou em R$ 3,25 (variação de -23%). Todavia, a queda da moeda norte-americana não foi repassada aos medicamentos.

CLIQUE AQUI e confira a matéria original publicada no site do jornal A Razão

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo