Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, os porquês da perda de importância política da UAC em Santa Maria

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do site, publicada na edição desta segunda, 30 de janeiro, no jornal A Razão:

Se foi o tempo em que usar uma identificação como esta demonstrava total respeito para com a entidade comunitária (foto Reprodução)

As brigas em torno da UAC e o que significam

Os problemas enfrentados hoje pela União das Associações Comunitárias (UAC), e sem fazer juízo de mérito sobre as partes em conflito, cada qual com suas legítimas razões, são basicamente decorrentes da falta de representatividade que, ao longo do tempo, tomou conta da instituição.

Para quem conheceu a UAC nos seus primórdios, e sua posição sempre combativa e muito respeitada, independente de quem estava no governo municipal, não consegue entender como se chegou à situação do momento.

No entanto, há uma suspeita: a cooptação política de seus dirigentes pelos governantes de plantão acabou por minar a entidade, em detrimento, obviamente, das comunidades que ela pretende representar.

Isso, mais a escassa liderança política dos que a dirigiram e/ou dirigem, pode ser uma boa explicação para as disputas que ocorrem agora. E que não têm data para terminar, não interessando muito quem está ou não comandando a outrora reverenciada UAC.

DEFINITIVAMENTE, HÁ…

É verdade que podem acontecer mudanças no meio do caminho. Inclusive porque há uma eleição proporcional já no próximo ano. Mas, a manter-se o status quo de hoje, a oposição, definitivamente, terá dias difíceis na Câmara.

…ESCASSA “MUNIÇÃO”

Ainda que não falte boa vontade, e até a intenção de opor-se, o fato é que a oposição parlamentar em Santa Maria está limitada a cinco vereadores (menos de um terço, portanto) e, convenhamos, muito pouca munição política. Mas…

FARRET, É, SIM, UM…

Jorge Pozzobom, que sua intenção inicial era apenas praticar a medicina, profissão que abraçou há muitas décadas.

…OBJETO DE COBIÇA

Falta apenas combinar com os muitos políticos e partidos que ainda acreditam ter Farret capital político-eleitoral nada desprezível, mesmo limitado. Tanto que há siglas maluquinhas para contar com o ex-prefeito, hoje fora do PP.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir: lamento saber que a União das Associações Comunitárias de Santa Maria teria perdido o prestígio que tinha. Há 28 anos atrás integrava todas as associações de moradores de Santa Maria, com a filiação da Sociedade Amigos de Camobi. Dentre as lideranças da época, destaco o Valdecir, Presidente da Associação dos Moradores da Vila Oliveira, ex-Prefeito de Santa Maria e atual deputado estadual.
    Forte abraço.
    Josemar Riesgo, ex Secretário-geral da UAC na gestão do Plinio Figueiredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo