Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta terça, prefeito, corte de 20% dos Cargos de Confiança e a inevitável chiadeira

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça, 3 de janeiro, no jornal A Razão:

Prefeito, vice e secretariado. Inevitável chiadeira dos que aspiram a Cargo de Confiança nas pastas que sobraram (foto Roni Riet/Divulgação)

Pozzobom e corte de 20% dos Cargos de Confiança

O prefeito Jorge Pozzobom tem o crédito óbvio de quem assume. E, mais que isso, está a anunciar o que prometeu na campanha eleitoral, acrescido do que viu no período de transição. Nesse contexto, se entende a disposição, informada já na transmissão de cargo, de um corte de 20% nos cargos de confiança previstos em lei. Ou, desenhando, ocupará apenas oito de cada 10 CCs que a reforma administrativa lhe permite.

Há uma consequência econômica evidente: recursos, ainda que não de tanta monta assim, poderão ser utilizados especialmente na área considerada prioritária pelo prefeito, a Saúde. E outra política nem tão perceptível a olho nu, mas que significará choro e ranger de dentes: muitos que se imaginavam convidados a participar do governo dele terão que ficar fora. Pelo menos no primeiro ano de administração.

É, claro, uma frente de desgaste para a qual, se imagina, o prefeito está preparado. Mas, e os secretários, que recebem a primeira pressão, estarão? Aguardemos.

SAÚDE E UMA NOVA…

Nesta segunda, primeiro dia de mandato, Jorge Pozzobom já programou reuniões na pasta da Saúde, que acumula com o comando do Executivo. Não há tempo a perder, especialmente pelo aprofundamento da promessa feita na campanha.

…PROMESSA PÚBLICA

Pozzobom, na transmissão de cargo, de novo garantiu a prioridade para a Saúde e, além disso, disse que o setor será outro já findo o primeiro ano. É um ato de coragem e demonstração de muita confiança no próprio taco. Amém!

A DECISÃO POLÍTICA…

Noves fora as qualidades profissionais e pessoais dos escolhidos, ninguém duvida que a inserção de Marta Zanella (PMDB) e de João Chaves (PSDB) no Secretariado foi uma decisão política. Garante mais apoio na Câmara e abre espaço para suplentes.

…E OS NOVOS EDIS

É exatamente em decorrência dessa necessidade política que assumem hoje de manhã a primeira suplente tucana, Pastora Lorena, e o primeiro da lista peemedebista, João Kaus. E, assim, todos ficam felizes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo