AssembleiaPolítica

POLÍTICA. Vaga no TCE, cassação e eleições mudam composição da AL. Pozzobom é uma das modificações

Catarina Paladini, Edu Oliveira, Juvir Costella e Lucas Redecker. Os três primeiros eram suplentes. O quarto retomou a sua cadeira

Por LETÍCIA RODRIGUES (texto) e VINÍCIUS REIS (fotos), da Agência de Notícias da Assembleia

Durante o ano de 2016, a escolha de Alexandre Postal (PMDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a perda de mandato de Mário Jardel (PSD) foram responsáveis por mudanças na composição da 54ª Legislatura da Assembleia gaúcha. As eleições municipais também promoveram modificações nas bancadas do PSDB e PSB.

A renúncia de Postal, em 18 de julho, abriu vaga para o 1º suplente da bancada do PMDB, Juvir Costella que, até então, era o titular da Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer. A saída de Postal também modificou a liderança do governo, que passou a ser exercida pelo deputado Gabriel Souza (PMDB).

Após um processo que durou mais de um ano, em virtude de decisão judicial, o deputado Mário Jardel (PSD) teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar na sessão plenário de 22 de dezembro. Com isso, o 2º suplente da sigla, Edu Oliveira, tomou posse no dia 28 de dezembro, já que o 1º suplente, o vereador reeleito de Porto Alegre, Tarciso Flecha Negra, desistiu de assumir a cadeira.

Eleições municipais

A vitória de dois parlamentares que disputaram as eleições municipais de 2016 também modificaram as cadeiras da Assembleia gaúcha. Miki Breier (PSB) foi eleito prefeito de Cachoeirinha ainda no 1º turno e Jorge Pozzobom (PSDB) venceu a eleição em Santa Maria no 2º turno.

Miki, que desde o começo do governo Sartori exercia o cargo de secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, retornou ao Parlamento gaúcho em junho para poder disputar as eleições. Até então, sua cadeira era ocupada pelo 1º suplente do PSB, Catarina Paladini, que assumiu a titularidade daquela Secretaria. Agora, Catarina retornou à Casa, tornando-se titular da vaga de Miki.

Já a eleição de Pozzobom, torna a 1ª suplente da sigla, Zilá Breitenbach (PSDB), titular da vaga. A parlamentar, desde o começo da legislatura, ocupa a cadeira de Lucas Redecker, secretário estadual de Minas e Energia. Com a mudança, Redecker retomou sua vaga no Parlamento gaúcho.

Outras mudanças

Além dessas modificações, o ano de 2016 também ficou marcado pela mudança de partido do deputado Missionário Volnei (PR). Em 4 de março, ele desfiliou-se do PR, partido para o qual foi eleito, e ingressou, em 17 de março, no PSC. Em 28 de novembro, o deputado retornou ao PR.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo