EstadoSanta MariaSegurança

SEGURANÇA. Schirmer anuncia que sete cidades do Estado querem presídio federal. Santa Maria está fora

Secretário Cezar Schirmer diz estar analisando as propostas. Cadeia será construída em área de 25 hectares e fácil acesso a aeroporto

A decisão é conjunta: envolve (especialmente) o Estado, a União e o município que venha a ser escolhido para receber um Presídio Federal. Mas há algumas condições para se qualificar. Independente disso, Santa Maria, se alguém um dia cogitou, está fora.

Há cerca de duas semanas, como você leu AQUI, o prefeito Jorge Pozzobom já afirmava que a cidade não se habilitaria para abrigar o estabelecimento penal. Disse, textualmente, o Chefe do Executivo: “Em hipótese alguma nós vamos querer esse presídio aqui em Santa Maria. Não agrega nada, não vai trazer nada de valor. Bem pelo contrário, vai trazer aqueles criminosos que não são daqui. A decisão está tomada”, disse o prefeito.

Bueno, de todo modo, o Estado receberá o Presídio será feito, em algum momento. E, pela palavra do secretário de Segurança, Cezar Schirmer, pode-se deduzir que sobram interessados – como você pode conferir no material originalmente publicado no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é de Alex Rocha, do Palácio Piratini. A seguir:

Sete cidades do RS já demonstraram interesse em receber presídio federal

… Sete cidades do Rio Grande do Sul demonstraram interesse até esta segunda-feira (23) em receber o presídio federal que será construído no estado, conforme anúncio do presidente Michel Temer no começo de janeiro. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o secretário Cezar Schirmer já está fazendo a análise das propostas. Entretanto, a pasta não está informando os municípios interessados, o que deve ocorrer apenas quando se tiver decidido o local.
Entre as exigências, está a disponibilidade de uma área de 25 hectares, já plana e de fácil acesso a um aeroporto. A SSP não informou quantos presos a nova penitenciária pode receber, nem prazo e custo de construção.

Cinco novos presídios no país
No início do ano, Temer já tinha adiantado a construção de cinco presídios federais durante o lançamento do Plano Nacional de Segurança. Antes da divulgação, Temer conversou com o governador gaúcho, José Ivo Sartori, a quem disse que caberá a definição do local onde será erguida a penitenciária federal.

“Queremos construir aqui no Rio Grande do Sul um presídio federal de segurança máxima. Sartori, com a sua licença, quero anunciar esse fato. Sei que não é nada agradável anunciar presídios, mas a realidade social atual exige medidas dessa natureza”, anunciou o presidente em um evento na cidade de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo