Saúde

VALDECI. Deputado denuncia desmonte na saúde

POR MAIQUEL ROSAURO

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) participou nessa quinta-feira (19) do primeiro Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre. No evento, ele tratou do tema “saúde pública”. Confira na matéria de Tiago Machado:

No Fórum Social, Valdeci denuncia desmonte da saúde pública

“Em 2015 e 2016, quase 500 leitos hospitalares do SUS foram fechados no Estado”, afirma Valdeci. Foto Tiago Machado

Após alguns dias de descanso junto com a família, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) retomou as atividades políticas nessa quinta (19). Em Porto Alegre, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa participou de uma plenária sobre saúde pública dentro da programação do 1º Fórum Social das Resistências, atividade que faz parte do Fórum Social Mundial. Ao lado do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, e do vice-presidente da Conselho Estadual da Saúde, Itamar dos Santos, ele defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e criticou o desmonte das políticas voltados para o setor em nível nacional e estadual.

“Não podemos aceitar o enfraquecimento sistemático e praticamente fatal do SUS, representado de forma cabal pela PEC 55. Saúde não é mercadoria, nem negócio. Temos que resistir à tentativa do governo Temer de acabar com a universalização da saúde. Isso fará o nosso país retroceder aos tempos onde só tinha atendimento de saúde quem tinha dinheiro no bolso”, afirmou.

GOVERNO SARTORI – O deputado também denunciou a postura do governo Sartori com relação à saúde. “Em 2015 e 2016, quase 500 leitos hospitalares do SUS foram fechados no Estado, conforme divulgação feita pela imprensa gaúcha, sem nenhum esboço de reação ou de atitude por parte do governador e da sua equipe. Foi como se nada tivesse acontecido. A incompetência e o descompromisso com a proteção da vida são estarrecedores. Daqui a pouco, teremos de enviar ambulâncias para Santa Catarina em busca de atendimento público”, assinalou.

Para Valdeci, é fundamental que os movimentos sociais, as lideranças políticas e sociais, as entidades organizadas e os usuários do SUS combatam permanentemente a “agenda do desmonte”.

“Se não houver um levante firme e estruturado, avanços e conquistas históricas da classe trabalhadora e da população em geral, seja na saúde, na previdência ou no campo social, serão esmagadas rapidamente pela patrola conservadora representada pelos governos Temer e Sartori”, disparou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O que queria o senhor Valdeci?

    Queria manter a TVE, as fundações, a CORAG e até votou irracionalmente contra o duodécimo (tem de ser do contra sempre), e no passado apoiou e aplaudiu quando o partidário Tarso Genro. irresponsável com as contas públicas, deu aumentos no fim do mandato que sabia que o governo seguinte não tinha como pagar. Apronta e deixa a conta para o outro, isso é realmente algo digno de uma cabeça pensante e responsável.

    O que quer o senhor Valdeci? Manter CESA, CORSAN, CEEE, Candiota, quer manter a estabilidade de um serviço público ineficiente e caro.

    Quer manter tudo como está, e daí o dinheiro para educação, saúde e segurança vai cair do céu!!

    Assuma junto a responsabilidade, que seu partido não teve quando foi governo, de colocar as contas em dia, de não dar aumentos irresponsavelmente comprometendo o já comprometido déficit.

    Encaminhar a resolução da péssima situação atual do Estado não é uma questão partidária nem ideológica, não é um questão de briguinha boba de criancinhas teimosas defendendo seus times e bandeiras. A situação exige seriedade de comprometimento, de tomar decisões doídas para consertar o que está errado, e está tudo errado, a começar pela estabilidade do serviço público. Sr tudo estivesse certo e fosse, não estaríamos nessa pindaíba, inclusive de consciência.

    A situação do Estado é coisa para adultos que precisam olhar para a realidade e tomarem medidas duras para se colocar as contas em ordem. Nunca ficarão em ordem se o seu partido continuar birrento querendo manter essa brutal surrealidade que sempre foi uma boa referência em tudo, de educação a economia, e hoje é um Estado que parou no tempo, com tantos entraves ideológicos e corporativistas que o travaram para as mudanças.

    Não foram só os partidos “dos outros” que deixaram o Estado do jeito que está, o seu também tem culpa no cartório, então vote com consciência para as mudanças, pensando na sociedade, não com a miopia partidária de sempre pensando no privilégio só daqueles que os apoiam. Daí sim as contas voltarão ficar verdes para educação, segurança e saúde. Ou realmente a preocupação é só política. Se realmente se importa, mude e vote para ajudar a reestruturar o Estado para que a coisas andem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo