IMPRESSA. Na coluna desta sexta, a triste perda para política local: Renan Kurtz. E tem também o Inpampa
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta-feira, 18 de dezembro, no jornal A Razão:

Só faltou um cargo para Renan Kurtz
É difícil dizer quem, dos santa-marienses perseguidos pela ditadura, mais teve percalços em função disso. Se trata de julgamento muito complicado. No entanto, entre os que mais sofreram, ninguém duvida, está Carlos Renan Kurtz. Só a anistia permitiu, muito anos mais tarde, que fosse resgatada a não nomeação para juiz federal, aprovado em concurso que foi.
Feita essa lembrança histórica, não há dúvida: poucos foram os políticos locais a se destacar tanto quanto Renan, nas últimas seis décadas. Deputado aqui e em Brasília, vereador (onde iniciou), secretário, presidente duas vezes da Assembleia, candidato prefeito ou vice, na verdade, a cidade só não lhe deu um cargo relevante: o comando do executivo municipal.
Nada, porém, que reduza o exemplo de homem público que ele foi. Até ontem, quando morreu e foi pranteado pela cidade que o acolheu. Uma perda e tanto: por dignidade, correção de caráter e interesse na vida da comunidade.
O PÓS-MACIEL E O…
Após o doloroso, para dizer o mínimo, processo político contra João Carlos Maciel, encerrado ontem, há consequência adicional prática para a Câmara: descontada a sessão que elege a nova Mesa, (como a de ontem) de pauta única, no dia 31, restam só três reuniões ordinárias, antes que o ano acabe. Até lá, não falta assunto para os edis.
…TEMPO ESCASSO
E ainda há comissões, inclusive CPIs, trabalhando. Algumas apresentarão relatório. De todo modo, a coluna destaca dois projetos: ambos de renúncia fiscal. Um em favor da KMW, outro para os empreendedores desejos de investir no entorno da Vila Belga. Será que o prefeito terá que fazer nova visita ao parlamento?
O “INPAMPA” E O…
Ainda está para ser adequadamente medida a reunião acontecida onteontem, no ministério de Ciência e Tecnologia, entre o ministro Celso Pansera, o reitor da UFSM Paulo Burmann e vários prefeitos da região, com a intermediação do deputado Paulo Pimenta. Então, apresentou-se o projeto de criação do Instituto Nacional do Pampa (Inpampa).
…PAPEL DA UFSM
Noves fora o projeto, de resto importante, bonito mesmo foi ver a instituição junto com comunas próximas: Nova Palma, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno e Restinga Seca. Afinal, o desenvolvimento deve mesmo ser regional. E a UFSM pode exercer papel preponderante e aglutinador. É o mérito a ser destacado.
Vem aí mais uma sessão de CIRCO, a Eleição da Câmara, com o "nosso" patrocínio !!! Toda ano é a mesma coisa, todos querendo "comer" todos, literalmente !!!! Festival de Inúteis !!!!
Não seria melhor a UNIPAMPA liderar a criação deste Instituto. Santa Maria tem os olhos voltados para o NORTE, apenas Cachoeira do Sul tem afinidade com o PAMPA. UNIPAMPA é a adequada para INPAMPA, vamos para de abraçar o mundo e focar no que é daqui.
INPAMPA… Os municipios citados estão mais para Mata Atlantica que para PAMPA. São Sepé, Restinga Seca, Formigueiro… este sim são PAMPA. Dos citados acho que tem um que não tem nada de PAMPA.