CULTURA. Organização define os Homenageados e o Patrono da Feira do Livro. Saiba quem são os 3 nomes

Pela Assessoria de Imprensa da Feira do Livro (*), com montagem com fotos de Reprodução
A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria escolheu o Patrono e os Homenageados da edição 2017, que vai de 29 de abril a 13 de maio na Praça Saldanha Marinho.
O Patrono é Marcelo Canellas. Ele nasceu em Passo Fundo, mas mudou-se para Santa Maria ainda bebê de colo. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em fins de 1987. Começou na profissão como repórter de polícia do jornal A Razão. Trabalhou na RBSTV Santa Maria e na EPTV Ribeirão, de Ribeirão Preto, em São Paulo. É repórter especial da TV Globo desde 1990. Trabalha no núcleo de reportagens especiais do Fantástico, na cobertura de temas ligados aos direitos sociais e aos direitos humanos. Publicou suas crônicas semanais no Diário de Santa Maria durante anos e, em 2013, lançou o livro de crônicas Províncias – crônicas da alma interiorana.
O professor homenageado é José Eduardo Escobar Nogueira. Ele nasceu em Fortaleza dos Valos, na época distrito de Cruz Alta e lá viveu até os 12 anos de idade.Formado em Jornalismo, Escobar é professor de literatura há 27 anos. O menino que escrevia versos nas paredes da escola se tornou um poeta reconhecido e já foi indicado ao Prêmio Açorianos duas vezes. De sua produção, destaca-se O meu primeiro milagre, Milongol, Curta-metragem, Pejuçara e Borges vai ao cinema com Maria Kodama.
O escritor homenageado é Edmundo Cardoso. Nascido em Santa Maria em 1917, Cardoso desempenhou funções na vida cultural da cidade durante toda a sua existência. Fundou a Escola de Teatro Leopoldo Fróes, o primeiro cineclube e durante anos escreveu uma coluna para o jornal A Razão. Também foi autor de livros e Patrono da Feira em 2001. Faleceu em dezembro de 2002, aos 85 anos.
A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 29 de abril a 13 de maio de 2017, das 13h às 21h, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. É uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do SESI-RS.
(*) A assessoria de Imprensa da Feira do Livro é feita por acadêmicos do curso de jornalismo da Unifra, sob a coordenação do professor e jornalista Carlos Alberto Badke.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.