DestaquePolítica

DNIT. Prefeitura de Sta Maria vai formalizar proposta para evitar fechamento da Rua Sete de Setembro

Por RAMIRO GUIMARÃES, da Prefeitura de Santa Maria

Poder Executivo se comprometeu em reforçar a segurança no local e solicitou a suspensão do processo. Foto Roni Riet / Prefeitura de Santa Maria

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, está empenhado em impedir que a Rua Sete de Setembro seja fechada. Na sexta-feira (17), o chefe do Executivo recebeu o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, para tratar da ação judicial que determina que seja erguido um muro isolando os trilhos. A obra seria a contrapartida do Município no convênio firmado em 2004, e assumida pelo governo da época, para a construção do Viaduto da Gare, no final da Avenida Rio Branco. Agora, a nova Administração Municipal corre contra o tempo para evitar que uma das vias mais tradicionais e importantes da cidade seja bloqueada.

As tratativas entre Prefeitura e Dnit, que iniciaram em Brasília, na última quarta-feira, avançaram com a vinda da comitiva da autarquia federal. Na ocasião, com a presença da procuradora Geral do Município, Rossana Schuch Boeira; do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; do controlador Geral do Município, Alexandre Lima; da secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato; e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, foram tratados os aspectos jurídicos e técnicos para que a Rua Sete de Setembro continue aberta. A ideia é que a Prefeitura elabore uma proposta oferecendo alternativas de segurança ao local, sem a necessidade de construção do muro. Já o Dnit, por sua vez, irá se encarregar de encaminhar o pedido de suspensão do processo, via Brasília.

“Se a questão é de Segurança, nós resolveremos. Buscaremos uma solução para isso. O nosso governo não vai se omitir”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

Segundo informações da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), 200 linhas de ônibus cruzam aquele trecho da rua, no Bairro Perpétuo Socorro, totalizando mais de 20 mil passageiros. A Sete de Setembro também é o principal acesso, para quem vai do Centro da cidade em direção à Zona Norte, ao Hospital Casa de Saúde e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Temos uma questão de Segurança, mas também há aspectos referentes à Mobilidade Urbana que precisam ser considerados. Tudo isso tem que ser muito bem analisado”, admitiu o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. E a ALL ou sua sucessora que usufrui deste espaço não vai ser cobrada de nada ???? Ou seus chefes não podem ser incomodados ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo