EconomiaEstadoNegócios

ECONOMIA. Entidades lojistas se reúnem em SM e pretendem propor mudanças da tributação no Estado

“Queremos que a suspensão não tenha impacto nos cofres públicos”, diz Jacques Eskenazi, diretor da CDL e que participou da reunião(foto)

Por DIOGO BRONDANI, da Assessoria de Comunicação da CDL/Santa Maria

Empresários de diferentes regiões do Estado, lideranças de entidades lojistas e representantes de grupos sociais que integram o Movimento Lojista RS estiveram reunidos nesta segunda-feira afim de encontrar uma forma de pressionar o governo por menores impostos.

Na pauta do encontro que ocorreu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDSLM), estiveram temas como o Imposto de Fronteira, melhores incentivos aos pequenos varejistas e maior prazo para quitação de dívidas com o Estado.

Conforme o diretor da CDLSM, Jacques Eskenazi, que é um dos líderes do Movimento Lojista, algumas propostas estão sendo estudadas e serão apresentadas ao governador José Ivo Sartori.

“Estamos analisando os números referente à arrecadação da Difa por parte do Estado. E estamos estudando meios para que a suspensão desta taxa não tenha impacto nos cofres públicos, pois, seria cobrada na venda e não na compra de mercadorias, com isso as empresas teriam condições de aumentar seu faturamento e, consequentemente, repassar mais ao Estado, mas de outra maneira”, analisa o empresário.

A iniciativa do Movimento Lojista é fazer com que seja cumprido o Decreto Legislativo 11.182/2013, que determinou o fim da cobrança do Diferencial de Alíquotas (Difa) nas aquisições interestaduais de mercadorias, previsto no Regulamento do ICMS-RS – o chamado Imposto de Fronteira.

“Queremos negociar com o governo. Sabemos que é nosso dever pagar impostos, mas queremos pagar um valor justo”, argumentou o representante da Sindilojas de Uruguaiana, Aerton Auzani.

Uma agenda junto ao governador do Estado deve ser marcada para o mês de março, quando o pacote de propostas, que já deverá estar finalizado, será apresentado.

Participaram do encontro representantes de entidades de Santiago, Uruguaiana, do Clube Farroupilha, além de lojistas locais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo