CulturaEsporte

LAZER. Clube 21 de Abril abre inscrições para atividades gratuitas ofertadas pela Prefeitura

Por MARIANA FONTANA, da Prefeitura de Santa Maria

Depois de um período de recesso para adequações, o Clube 21 de Abril, localizado no bairro Itararé, voltou a abrir as portas para atender a comunidade. Três atividades gratuitas, disponibilizadas pela Prefeitura, já estão com a pré-inscrição aberta para os interessados.

Entidades interessadas em utilizar o espaço também podem realizar o cadastro. Foto João Alves / Prefeitura de Santa Maria

De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, as atividades já confirmadas, que serão ofertadas pela Prefeitura, são o “Circo Integração”, o “Viva Bem, Viva Mais” e a “Academia Comunitária”. O cadastro começou nesta segunda-feira (06) e a previsão é que as atividades comecem no início de março (veja, abaixo, os requisitos para cada atividade e como se inscrever). A participação é gratuita, não há taxa de inscrição nem mensalidades.

O cadastro dos participantes é feito para controle interno e será renovado a cada semestre.

Conforme Ribeiro, as duas primeiras atividades irão funcionar como projetos-piloto, e durarão até a metade deste ano. Durante esse período, o projeto será analisado, podendo passar por readequação.

“É muito importante oferecer essas atividades aqui, porque a comunidade busca esse espaço. É uma forma de resgate desse local, que marcou muitas gerações”, explica a coordenadora do Clube 21 de Abril, Luci Freitas.

Além da pré-inscrição da comunidade, o Clube também está cadastrando interessados em oferecer serviços no local. Qualquer pessoa, entidade ou associação, sem fins lucrativos, pode utilizar o espaço para promover ações e disponibilizar aulas e cursos, por exemplo, através de projetos sociais. Pelo menos dois projetos já solicitaram ao Clube a utilização do espaço, para oferecer aulas de Muay Thay e dança. Também não há custos, nem taxas ou contrapartidas para as entidades.

“Vamos começar de maneira simples, pontual e organizada junto à comunidade. A gente acredita que vamos consolidar um bom trabalho dentro do 21 de Abril”, comenta Ribeiro.

Segundo o superintendente, o Clube disponibiliza ainda internet gratuita e uma quadra de esportes. Os dois serviços poderão ser utilizados durante o horário de funcionamento do local e, no caso, da quadra, é preciso a presença de um responsável.

O Clube 21 de Abril funciona das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min. Informações no (55) 3221-4222.

Cadastro da comunidade para participar das atividades
Projeto Circo Integração
O que é: Inclui aulas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades ligadas ao circo, como acrobacias aéreas e solo, dança, manipulação de objetos e desenvoltura cênica.
Quem pode participar: A atividade é voltada para crianças, jovens, adultos e idosos. A idade mínima é de seis anos
Inscrição: A inscrição começou nesta segunda-feira (06) e pode ser feita diretamente no Clube 21 de Abril (Rua Anita Garibaldi, nº 2, Bairro Itararé), das 8h às 12h e das 14h às 16h30min.
Início das aulas: 02 de março, de acordo com os dias e horários a serem definidos. As aulas serão realizadas no Clube 21 de Abril.

Projeto Viva Bem, Viva Mais
O que é: O projeto constitui-se de atividades recreativas voltadas para a terceira idade. Durante as aulas, serão propostas atividades práticas voltadas para a melhoria dos aspectos cognitivos.
Quem pode participar: As atividades são voltadas para pessoas da terceira idade
Inscrição: A inscrição começou nesta segunda-feira (06) e segue até o dia 17 de fevereiro, também no Clube 21 de Abril, das 8h às 12h e das 14h às 16h30min. É preciso preencher uma ficha, além de ser necessária a apresentação de um atestado médico de aptidão física.
Início das aulas: 02 de março, de acordo com os dias e horários a serem definidos. As aulas serão realizadas no Clube 21 de Abril.

Academia Comunitária
O que é: Aparelhos destinados a prática de exercícios físicos
Quem pode participar: As atividades são destinadas a pessoas maiores de 18 anos. No entanto, menores, acima de 13 anos, podem participar mediante autorização dos pais. As atividades serão adaptadas de acordo com a faixa etária de cada usuário.
Inscrição: A inscrição começou nesta segunda-feira (06) e deve ser feita também no Clube 21 de Abril, das 8h às 12h e das 14h às 16h30min. É necessária a apresentação de um atestado médico.
Início das atividades: A academia volta a funcionar no dia 6 de março

Cadastro de entidades interessadas em promover atividades

As entidades e associações interessadas em promover atividades no local devem procurar o Clube 21 de Abril, e apresentar levar um ofício solicitando a utilização do espaço, em que deve ser determinado os dias e horários para as atividades. Além disso, é necessária também a apresentação de um projeto, onde deve constar informações básicas sobre o que será desenvolvido. Os projetos passarão por avaliação, de acordo com as leis do município, no que diz respeito à utilização do espaço público.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo