CulturaDestaque

MASM. Reabertura do museu vai integrar as comemorações de aniversário de Santa Maria

Por ANA BITTENCOURT, da Prefeitura de Santa Maria

Fechado desde 2015, Masm finaliza reforma para voltar a ser um espaço expositivo fundamental para Santa Maria. Foto Prefeitura de Santa Maria / Arquivo

Um dos equipamentos culturais mais importantes da cidade está próximo de ser devolvido aos santa-marienses. O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) se prepara para reabrir as portas em abril, revitalizado e recuperado, após ter parte de sua estrutura destruída por um temporal, em 2015. Os detalhes para reabertura do Masm foram discutidos durante uma reunião, no final da tarde de quinta-feira (16).

Na ocasião, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, e a secretária adjunta da pasta, Fabrise Müller, receberam um documento da Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria (Amasm). O Plano de Ações para 2017 elenca uma série de ações pretendidas pela Amasm para nortear a gestão 2017-2018. O relatório destaca atividades como exposições, concursos, feiras culturais, oficinas, visitas mediadas, ações educativas, workshop, seminários e palestras.

Os espaços em que se pretende criar estas ações vão além da edificação física do Masm, abrangendo desde as salas expositivas do museu (Sala Monet Plaza Arte, Sala Iberê Camargo, Hall e anexo do Museu de Arte de Santa Maria) até espaços externos como a Feira do Livro, Feisma e outros.

A proposta é preparar o Masm para torná-lo um espaço de pesquisa, de convívio, de circulação e de diálogo. “Queremos tornar o Masm um lugar dinâmico, para que ele possa cumprir seu papel de ser um espaço para exposições voltado às artes visuais, mas que também amplie seu conceito para se tornar um local aberto para discussões, oficinas, palestras e outras atividades voltadas a todos os públicos”, explicou o diretor do Masm, Márcio Flores, após apresentar uma breve retrospectiva do museu nos últimos oito anos.

Marta Zanella destacou o trabalho realizado por Flores e sua equipe à frente do Masm, reconhecendo todos os esforços para tornar possível a reabertura do espaço e reafirmando o compromisso do prefeito Jorge Pozzobom em valorizar a cultura em Santa Maria.

“Nossa gestão quer ser protagonista da cultura. E devolver o museu para a comunidade é fundamental para esse fortalecimento que estamos buscando, que passa pelo Masm, mas também quer chegar até outros equipamentos culturais, inclusive revitalizando esta região da cidade e tornando-a um amplo centro cultural”, enfatizou.

Marta Zanella se referiu a uma das propostas que integram o Projeto de Governo da atual gestão. No item 35, Jorge Pozzobom e Sergio Cechin propõem a Revitalização e Ampliação do Centro Integrado de Cultura da Rua Professor Teixeira. De acordo com o documento, o Poder Executivo pretende dar especial atenção ao conjunto que abrange a Biblioteca Pública Henrique Bastide, o Museu de Arte de Santa Maria (Masm), o Arquivo Histórico Municipal, as praças e espaços contíguos, dando ao local um novo conceito, melhorando seu aproveitamento enquanto espaço público voltado à cultura.

Além da reabertura, Masm deve apresentar novidades em seu espaço
De acordo com o diretor do museu, o telhado do prédio deve estar finalizado até dia 15 de março. Depois disso, haverá a colocação do piso de porcelanato, arremates na pintura, instalação de luminárias, pequenos reparos e limpeza do espaço. Estes serão os últimos detalhes para que o Masm possa ser reaberto em 04 de abril. Para esta data está prevista uma exposição com peças do acervo. A reabertura do museu vai integrar as festividades do aniversário de Santa Maria, comemorado em 17 de maio.

“Também estamos propondo a abertura de uma cafeteria. A Amasm está providenciando um Termo de Cessão de Uso, para que possamos dar continuidade ao projeto de termos aqui no Masm um espaço destinado ao convívio, um café, com mesas na calçada, ali onde funciona o anexo”, explica.

Com o termo de Cessão de Uso, a Amasm vai gerir a cafeteria e a verba será revertida para a associação, para posterior aplicação no próprio Masm. “É uma forma de termos condições de continuar zelando pelo nosso museu, acreditando que ele está vivendo um novo momento, revitalizado e de portas abertas”, finalizou Márcio Flores.

Sobre a Amasm
A Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria foi fundada em 24 de Agosto de 2010 como uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado. As atividades exercidas pela associação têm por finalidade promover a cultura, assim como a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do Masm; difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para apreciação das reflexões e obras; promover o aumento do acervo de obras para exposição e estudos; apoiar financeiramente as atividades afins do Masm.

Gestão 2017 -2018
Presidente: Daniel Pereyron
Vice-Presidente: Círia Moro
1º Tesoureiro: Monique Pafiadache
2º Tesoureiro: Jaciara Medianeira Godoi
1º Secretário: Marcio Flores
2º Secretário: Clarissa De Oliveira Pereira
Conselho fiscal titular
Josias Ribeiro
Ruth Pereyron
Conselho Fiscal Suplente
Liane Marques
Assessor jurídico: Guilherme Volpato de Souza

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo