Destaque

CIDADE. “Calourada Segura” provoca mudanças na vida dos santa-marienses. Confira aqui algumas delas

Orientações aos motoristas iniciam às 18h, no entorno da Praça Saturnino de Brito, o ponto de encontro dos calouros da UFSM

Por ANA BITTENCOURT (texto), JOÃO ALVES (foto) e ROBSON LIMA (ilustração), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

De 06 a 10 de março, a Praça Saturnino de Brito recebe milhares de jovens para marcar o retorno do ano letivo nas universidades de Santa Maria. Visando oferecer tranquilidade e segurança aos frequentadores da Calourada Segura, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, definiu algumas alterações no trânsito nas vias de acesso à praça.

A Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) vai atuar na fiscalização e bloqueio das ruas, contando com o suporte da Guarda Municipal (GM). O telefone para atendimento e registro de ocorrências é 3921 7091 ou 3921 7092, das 7h às 24h.

Confira a seguir as alterações no trânsito no entorno da Praça Saturnino de Brito, a partir desta segunda-feira (06):

A partir das 18h, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU) e da Guarda Municipal estarão orientando o trânsito e o estacionamento nas vias de acesso à Praça Saturnino de Brito. A partir das 19h o fluxo de veículos será interrompido na Rua Dr. Bozano, no trecho compreendido entre as ruas Serafim Valandro e Conde de Porto Alegre. A Rua Duque de Caxias, entre a Venâncio Aires e a Cel. Niederauer também estará fechada, no trecho entre a Duque de Caxias e a Serafim Valandro. O trânsito nestas vias deve ser normalizado a partir das 2h.

Dr. Bozano: quem trafega pela Rua Dr. Bozano deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita, no cruzamento com a Rua Serafim Valandro.

Serafim Valandro: quem trafega pela Rua Serafim Valandro deverá seguir reto e não poderá fazer a conversão à esquerda na Rua Dr. Bozano.

Rua Venâncio Aires: quem trafega pela Venâncio Aires deverá seguir reto e não poderá fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias.

Duque de Caxias: quem trafega pela Rua Duque de Caxias deverá obrigatoriamente fazer a conversão à esquerda na Rua Venâncio Aires.

Rua Cel. Niederauer: quem trafega pela Cel. Niederauer deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias. Para acesso ao Centro, a opção do motorista é seguir pela Rua Olavo Bilac até a Rua Serafim Valandro.

LINHAS DE ÔNIBUS NO ENTORNO DA SATURNINO DE BRITO SOFREM ALTERAÇÃO

O Sistema Integrado Municipal (SIM) comunica que, a partir das 18h, os ônibus que fazem as linhas Parque Pinheiro Machado e Bombeiros/Campus não poderão descer pela Rua Dr. Bozano. Assim, os veículos do transporte coletivo devem seguir pela Rua Serafim Valandro até a Rua dos Andradas, retornando à Rua Dr. Bozano pela Barão do Triunfo.

Até a próxima sexta-feira (10), sempre a partir das 18h, dois pontos de ônibus estarão desativados na Rua Dr. Bozano. Um deles em frente à Galeria Village Center e o outro próximo à CFC Padre Reus. Fiscais do SIM estarão nestes locais, a partir das 15h, orientando os usuários do transporte coletivo sobre as alterações previstas para a semana da calourada. Nestes pontos de ônibus também serão colocados cartazes indicando as alterações.

PONTO DE TÁXI SERÁ REALOCADO

A partir das 18h, o ponto de táxi localizado na Rua Dr. Bozano, esquina com a Rua Duque de Caxias, será transferido para a Travessa Cel. Ernesto Marques da Rocha. De acordo com o superintendente da Guarda Municipal e coordenador da ação Calourada Segura, Sandro Nunes, esta medida visa dar segurança e conforto aos frequentadores da Praça Saturnino de Brito.

“Diferente do que era realizado em anos anteriores, quando o ponto de táxi deste local era desativado, decidimos transferir o ponto temporariamente para esta rua próxima. Assim, o serviço será mantido naquela região, o que significa segurança e comodidade para os jovens que estiverem no entorno da Saturnino de Brito”, explica.

FISCALIZAÇÃO NA VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS SERÁ REFORÇADA

A Superintendência de Fiscalização da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Regulação e Estruturação Urbana, estará atuando no entorno da Praça Saturnino de Brito com o intuito de coibir o comércio informal de bebidas alcoólicas. Os fiscais estarão atuando em esquema de plantão, a partir das 20h, monitorando o horário de funcionamento dos estabelecimentos localizados na região. De acordo com a legislação municipal, o comércio de bebidas nestes locais só pode ser realizado até às 22h.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo