Câmara de VereadoresPrefeituraSanta Maria

CIDADE. Há 84 pontos de alagamento, dizem os edis. Na última incidência, foram 20 os locais mais afetados

Comissão de Vereadores entregou ao prefeito e ao vice da cidade o levantamento já realizado nas áreas afetadas pela última chuva

Por THASSIANI PORTO (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Dando continuidade às ações do Núcleo de Prevenção de Desastres do Município, o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin e o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, receberam, nesta terça-feira (28), a Comissão Especial de Alagamentos da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Composta pelos vereadores Adelar Vargas, Marion Mortari e Celita da Silva, a comissão está realizando um levantamento dos principais pontos de alagamento na cidade. Durante a reunião, o prefeito Jorge Pozzobom escutou atentamente os dados já apurados pelos vereadores. De acordo com os parlamentares, há 84 pontos considerados mais críticos no município e que necessitam de uma solução.

O chefe do Executivo explicou que a Prefeitura está correndo contra o tempo para achar a melhor saída para a situação dos alagamentos na cidade, mas reiterou que a culpa não decorre só do Poder Público.

“Na última chuva que tivemos, 20 locais foram os mais afetados. Desses, 8 eram por problemas de infraestrutura, o restante era por acúmulo de lixo e outros objetos descartados de forma errada. Nós precisamos e vamos fazer nossa parte. Mas também é necessário que a população se conscientize e nos ajude”, declarou o prefeito.

O vice-prefeito Sergio Cechin explicou aos vereadores que a ação do Núcleo não é passageira. Segundo ele, o grupo foi criado para ser uma extensão da Defesa Civil, somando forças com as secretarias de governo, Guarda Municipal, Câmara de Vereadores e demais entidades públicas e privadas que tenham interesse em ajudar na solução dos alagamentos no Município.

Cechin salientou que, em breve, ele e o prefeito irão até Brasília em busca de recursos, para que sejam realizadas algumas ações que podem ajudar a solucionar, mesmo de forma paliativa, o problema.

“Nossa cidade é atravessada por arroios, e por eles estarem obstruídos não ocorre o escoamento da água. Juntando isso à tubulação antiga, ao lixo e às moradias irregulares na beira das sangas, temos esse grande problema. Cada pequena chuva acaba gerando um grande problema” exemplificou o vice-prefeito.

Durante o encontro ficou definido que a comissão irá representar o Poder Legislativo ativamente nas reuniões do Núcleo de Prevenção de Desastres, que acontecem semanalmente. Além disso, os vereadores estão encarregados de passar à Prefeitura todos os dados e estatísticas que forem levantadas pela comissão.

“Estamos nos preparando para evitar que ocorram novas situações. Vamos planejar, estudar e executar, de forma conjunta, medidas para que não precisemos passar por situações semelhantes às que a cidade vem enfrentado há tantos anos”, finalizou o vice-prefeito Sergio Cechin.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo