EducaçãoPrefeituraSanta MariaSegurança

CIDADE. Prefeitura e forças de segurança preparam recepção aos estudantes e querem ‘Calourada Segura’

Praça Saturnino deve receber grande concentração de jovens, entre segunda e sexta. Reunião entre autoridades, para garantir tranquilidade

Por ANA 0BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Em reunião conduzida pelo chefe do Executivo, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com as principais forças de segurança, definiu os detalhes para a ação que começa na próxima segunda-feira (06). A “Calourada Segura” pretende dar suporte à tradicional “Festa dos Bixos”, evento que recepciona os futuros estudantes das instituições de Ensino Superior.

“Esta grande mobilização nos dá certeza que estamos no caminho certo. Com planejamento, empenho conjunto e ações pontuais, vamos proporcionar condições para que nossos jovens possam se divertir, com segurança, mas sem esquecer de devolver aos moradores um local limpo e organizado depois do evento”, afirmou o prefeito, Jorge Pozzobom.

Oito secretarias municipais compõem o comitê organizador da Calourada Segura, sob coordenação do superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes. São elas: Mobilidade Urbana; Cultura, Esporte e Lazer; Saúde; Estruturação e Regulação Urbana; Infraestrutura e Serviços Públicos; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Casa Civil. Por determinação do prefeito, cada pasta ficou responsável por uma determinada demanda, apresentada na reunião desta sexta-feira (03).

O ponto de encontro dos estudantes, a Praça Saturnino de Brito, terá apoio logístico para receber o grande número de pessoas previsto para o evento até a próxima sexta-feira (11). O local receberá sete banheiros químicos (sendo um deles adaptado para Pessoas com Deficiência), quatro a mais do que em 2016. Também serão instalados oito tonéis de lixo com capacidade de 700 litros cada. A praça receberá ainda uma tenda, onde será instalado um posto de atendimento e conselheiros tutelares estarão no local, em sistema de plantão.

FORÇAS DE SEGURANÇA VÃO ATUAR EM CONJUNTO E EM PARCERIA COM O PODER EXECUTIVO

O prefeito destacou e agradeceu a presença de representantes das principais forças de segurança que atuam em Santa Maria. Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Guarda Municipal estão organizadas e prestarão suporte logístico e operacional durante toda a semana.

A Polícia Civil também estará colaborando com a segurança do evento a partir da Delegacia Móvel, um micro-ônibus adaptado e preparado para registro de ocorrências. A unidade volante tem acesso aos sistemas e está apta para atendimentos comuns em grandes aglomerações, como perda de documentos, por exemplo.

A segurança será reforçada a partir da utilização da Plataforma de Observação Elevada (POE), pertencente ao Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI). O equipamento consiste em uma torre de observação com 16 câmaras instaladas no topo, realizando monitoramento da região em tempo real. A POE foi utilizada em Porto Alegre, durante a realização da Copa do Mundo, e está apta a colaborar com o monitoramento e segurança em situação de grande concentração de pessoas.

LIMPEZA E SEGURANÇA

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos começou a trabalhar antes mesmo da primeira noite de movimento na Saturnino de Brito. Durante esta semana, a praça recebeu poda de árvores, pintura, limpeza e restauração geral. A parte elétrica também foi revitalizada e a iluminação, reforçada.

A limpeza da praça será realizada logo após o encerramento das atividades no local. “É prioridade deixarmos a praça e o entorno em condições para quem passa por ela na manhã seguinte, além de respeitar os moradores que vivem ali”, comentou o prefeito Jorge Pozzobom.

Para as cinco noites de festa, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar no local uma ambulância com técnico de enfermagem para prestar primeiros socorros e posterior encaminhamento até as unidades de pronto atendimento. O veículo estará na Praça Saturnino de Brito das 20h às 2h, de segunda a sexta-feira.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo