Meio AmbientePrefeitura

CIDADE. Superoperação corta Tipuana da Andradas

Árvore é suprimida na Rua dos Andradas para garantir segurança a pedestres e motoristas. Uma superoperação foi montada

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Foi finalizada na tarde desta segunda-feira (27), a supressão de uma árvore, na Rua dos Andradas, no trecho entre as ruas Visconde de Pelotas e Antero Correa de Barros. A ação envolveu pelo menos três secretarias de governo e a RGE Sul. Da espécie Tipuana, a árvore oferecia riscos a pedestres e motoristas e a retirada foi uma solicitação dos moradores. O trânsito na via estava sendo liberado à tarde e a energia já foi restabelecida.

Uma grande operação foi montada para fazer a supressão de forma segura. Cinco caminhões e cerca de 20 profissionais atuaram na operação. A RGE Sul ficou responsável por desligar a energia elétrica do quarteirão. A companhia também se encarregou de podar os galhos da árvore, já que os fios de alta tensão estavam encostados na Tipuana. O restante do tronco será cortado pela Sulclean Serviços Integrados, com orientação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O trânsito na Rua dos Andradas foi interrompido durante toda manhã e início da tarde, sendo monitorado pela Fiscalização de Trânsito do Município, ligado à Secretaria de Mobilidade Urbana. A interrupção não chegou ocasionar transtornos aos motoristas.

“Fazer a supressão de uma árvore nunca nos agrada, como Secretaria de Meio Ambiente. No entanto, precisamos compreender a necessidade e, neste caso, era preciso”, explica o titular da pasta, André Agne Domingues.

Equipes da RGE, conforme o responsável técnico Fernando Marques Gabriel aproveitaram a oportunidade para fazer melhorias na rede elétrica da via.

A SUPRESSÃO

De acordo com o Alvará para Licenciamento de Serviços Florestais (ALSF nº 93/2017), assinada por engenheiro florestal competente, a Tipuana – que ficava em frente à uma residência – danificava o passeio público, levantando as lajotas, tensionando os fios de energia elétrica, prejudicando o estacionamento junto ao meio fio e oferecendo riscos também às edificações próximas.

Juntamente a esta supressão, as equipes da RGE Sul ainda podaram os galhos de uma segunda Tipuana, que fica no pátio da mesma residência. Os engenheiros da Secretaria de Meio Ambiente autorizaram a supressão desta árvore, no entanto, a RGE somente podou os galhos que atingiam a rede. Por estar em um terreno privado, a retirada dela deve ser feita de forma particular.

DANOS ÀS RESIDÊNCIAS

As Tipuanas foram plantadas há cerca de 30 anos, conforme a moradora que solicitou a retirada das espécies. Ainda em 2013, após a árvore em frente à casa praticamente destruir o passeio público e danificar os muros e grades da residência, Lizete Rossato solicitou à Prefeitura que ela fosse removida.

Em menos de três meses, a nova Administração, em um trabalho conjunto das secretarias de governo, entendeu que eram necessárias as supressões das espécies, já que elas apresentam riscos à população. Conforme Lizete, pelo menos duas senhoras já tropeçaram nas raízes da árvore, que ficava na calçada, e tiveram fraturas.

“É com dor no coração que pedimos a retirada, mas não tem mais condições delas ficarem neste espaço, já que danifica muito e, em dias de vento, temos medo que elas caiam por cima da gente”, lamenta a moradora.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo