EstadoSegurança

NÃO CUSTA LEMBRAR. E dizer que, há um ano, eram 19 mil brigadianos disponíveis para policiar ruas do RS

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 23 de março de 2016, quarta:

SEGURANÇA. Brigada deveria ter 37 mil PMs. Tem pouco mais da metade e apenas 19 mil estão nas ruas

Um interessante – e desagradável, do ponto de vista da sociedade gaúcha – levantamento foi feito pela Rádio Guaíba, com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação. A quantidade de policiais militares nas ruas é a menor dos últimos 10 anos, no Rio Grande do Sul. Mas esse é apenas um dos dados preocupantes, como você pode conferir no material disponível no sítio da emissora. A seguir:

Efetivo da Brigada Militar é o menor dos últimos dez anos no Rio Grande do Sul

 A Brigada Militar trabalha hoje com o menor efetivo policial dos últimos dez anos no Rio Grande do Sul. O quadro atual é composto de 21.269 policiais militares – homens/mulheres. Com 1.892 PMs atuando em áreas administrativas, o policiamento ostensivo fica a cargo de 19.377 policiais militares, segundo dados obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação (LAI). Nos últimos dez anos, o maior efetivo da BM foi registrado em 2012 – com 24.144 PMs…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI                                                     

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, não precisa dado oficial algum para constatar o óbvio: o contingente se reduziu. E a tendência, lamentável, é que, por conta de demissões aposentadorias, o número caia ainda mais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ah, e tem de jogar uma montanha de dinheiro nos cofres públicos sem nem mesmo aumentar impostos.

    “Alice no Pais das Maravilhas”, é esse o nosso Estado hoje e não há a mínima esperança que vá mudar tão cedo.

  2. Pois é.

    Mas não se pode vender nada, nem as empresas “nadíssima a ver” com a funções essenciais do Estado, não se pode vender nem os grandes passivos; não se pode fazer uma profunda reforma na estrutura administrativa do estado para cortar custos desnecessários e tornar a máquina mais eficiente; não se pode demitir funcionários públicos numa máquina que está evidentemente inchada; não se pode colocar teto nos salários; não se pode fazer Judiciário nem Legislativo terem orçamentos compatíveis com a arrecadação de impostos do Estado…

    …. mas tem de pagar o piso dos professores, não pode fazer reforma da Previdência porque querem continuar com a mamata de se aposentarem com 55 anos, tem de pagar auxílio-moradia para desembargadores e juízes, tem de pagar bilhões de precatórios, tem de recuperar o montante de bilhões dos depósitos judiciais que o seu Tarso secou até quase a última gota, tem de melhorar a educação, a saúde e colocar 37 mil brigadianos nas ruas, e não só isso, tem de ser bem pagos. Dinheiro para tudo isso vai cair do céu.

    Entenda-se esse mundo esquizofrênico que se vive nesse Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo