CongressoJudiciárioMinistério PúblicoPolítica

POLÍTICA. Janot pedirá ao STF para investigar vários parceiros de Temer: Padilha, Moreira e Aécio incluídos

Aliados do presidente também devem ser alvos de inquéritos Procuradoria. Depende apenas do Supremo autorizar Rodrigo Janot

Da Rádio Guaíba, no portal do Correio do Povo, com foto de FELLIPE SAMPAIO (Divulgação STF)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedirá ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito para investigar ao menos dois ministros de Michel Temer. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

O pedido, previsto para esta semana, deve incluir os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). Os dois integram o grupo mais próximo de Temer. Todos decorrem de citação em delações premiadas da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato.

A lista também contemplará senadores aliados de Temer, segundo a Folha. Entre eles devem estar os tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) e, do PMDB, Eunício Oliveira (CE), que é presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), líder do partido, Edison Lobão (MA) e Romero Jucá (RR). Este último foi confirmado neste sábado como novo líder do governo Temer no Senado.

A Folha ainda apurou que Janot também deve pedir o desmembramento, para instâncias inferiores, de casos de políticos sem foro no Supremo, mas que foram mencionados nos depoimentos. Entre eles, os petistas e ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, além dos ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, entre outros.

Os pedidos serão entregues ao relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin. Segundo o jornal, o número de solicitações ao ministro do Supremo pode passar de 40. Caberá ao ministro relator decidir pela abertura dos inquéritos e pela manutenção dos sigilos. Ao todo, cerca de 850 depoimentos de 77 executivos da Odebrecht foram analisados pela Procuradoria.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. “Limpeza” geral e irrestrita é necessária, para o nosso bem. E fazermos da democracia desse fim de mundo algo finalmente de respeito, mudando a lei eleitoral para não deixar suspeito ser candidato nem a síndico de condomínio, porque político no Brasil não tem vergonha na cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo