EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. Confirmado fim do vestibular na UFSM

Agora, para ingressar na UFSM, o processo não será mais o concurso vestibular
Agora, para ingressar na UFSM, o processo não será mais o concurso vestibular

Como já se esperava, o pedido de vista feito na última sexta-feira apenas protelou o que todos já consideravam inevitável: a Universidade Federal de Santa Maria não realizará mais o concurso vestibular – exceto para os Processos Seletivos 2 (dois anos) e 3 (um ano), em 2015 e 2016. As vagas dos PSs, no entanto, serão limitadas a 20% do total a ser oferecido.

Para ingressar na instituição, o método será o Exame Nacional de Ensino Médio, cuja nota servirá para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que passa a ser adotado pela UFSM. Quer saber mais detalhes? Confira o material distribuído no início da tarde pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. A seguir:

Cepe aprova substituição do PSS pelo SiSu

Por 35 a 4, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a proposta apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) de substituir o Processo Seletivo Seriado (PSS) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apoiado no desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Cepe, nesta terça-feira (23) pela manhã, após apresentação e discussão do parecer de vista, que previa sistema híbrido de ingresso: PSS e Sisu.

A reunião, realizada na Sala dos Conselhos, no 9º andar do prédio da Reitoria, teve início com a apresentação da contraproposta que, apesar de manter os percentuais iniciais da proposta da Prograd – 80% para Sisu e 20% para PSS -, prevê a convivência dos dois sistemas de ingresso. O relator Julio Cezar Siluk apresentou oito pontos em defesa da sua proposta, como a realização de provas de habilitação específica para cursos como o de Música.

A seguir, a relatora Ceres Karam Brum apresentou a proposta da Prograd, composta de três itens: 1) Substituição do PSS pelo Sisu; 2) Reserva de 20% das vagas de todos os cursos da UFSM para os dois últimos anos do PSS, sendo que em 2015 serão oferecidas as provas PS2 e PS3 e em 2016 somente a PS3; 3) Extinção geral do PSS em 2017.

Após manifestações de conselheiros favoráveis as duas propostas, de pedido de posicionamento da Pró-Reitoria de Graduação sobre a contraproposta e do questionamento dos percentuais, os conselheiros votaram e aprovaram a adesão ao Sisu.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo