PrefeituraSanta Maria

CIDADE. Em pregão eletrônico no dia 19, prefeitura comprará material hospitalar. Menor preço é o critério

Servidores da Prefeitura Municipal de Santa Maria passaram por um treinamento para conhecer o sistema onde o pregão é realizado

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Seguindo as determinações de governo, de reduzir custos e dar agilidade aos processos, a Prefeitura de Santa Maria realiza, no próximo dia 19 de abril (quarta-feira), o primeiro pregão eletrônico do Município. A licitação busca adquirir material hospitalar, para suprir as necessidades da Secretaria de Saúde.

Essa será a primeira vez que a Prefeitura realizará um pregão na forma eletrônica. Até então, as licitações ocorriam sempre de forma presencial. A licitação será do tipo menor preço, representado pelo menor valor por item, e a sessão pública do pregão eletrônico será realizada a partir das 9h do dia 19.

Conforme o secretário de Finanças, Jean-Pier Esquia, a modalidade de pregão eletrônico permite que empresas de qualquer parte do país, cadastradas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, do portal de compras do Governo Federal, participem da licitação, o que possibilita um número maior de fornecedores e, consequentemente, melhores preços. A expectativa é que a mudança da modalidade, da forma presencial para a eletrônica, gere uma economia que pode chegar a até 30% na aquisição de bens e serviços comuns para o Executivo.

Ainda conforme o secretário, outra vantagem é a agilidade no processo. Segundo Esquia, na modalidade de pregão eletrônico, o processo dura em torno de 22 dias, desde a requisição da licitação, até o dia do pregão de fato. Em outras modalidades, o processo dura, em média, de 90 a 180 dias.

“Essa nova modalidade de licitação coloca Santa Maria no padrão de grandes municípios do país. É um salto em transparência, agilidade, eficiência e economia”, ressalta o secretário.

Durante a realização do pregão eletrônico, no dia 19, serão conhecidas as propostas das empresas, que não precisam se deslocar até Santa Maria para participar. Tudo será feito via sistema, por meio das chaves de acesso do pregoeiro (que estará em Santa Maria) e dos interessados, que fazem seus lances diretamente de um computador, de onde estiverem. Nesse dia, serão feitas as etapas de lances e, também nesse dia, já será conhecida a empresa vencedora, que deve obedecer aos critérios da licitação proposto no edital.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo