CinemaEconomiaPolítica

LUNETA ELETRÔNICA. Beto Albuquerque, Operação Transporte Escolar, bancários, TV Câmara e Tomboy

POR MAIQUEL ROSAURO

Beto Albuquerque é homenageado em Júlio de Castilhos. Foto Divulgação/PSB Santa Maria
Beto Albuquerque é homenageado em Júlio de Castilhos. Foto Divulgação/PSB Santa Maria

* A Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santa Maria prestigiou a entrega do título de Cidadão Castilhense ao deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS). A atividade ocorreu na última sexta-feira (16) na cidade de Júlio de Castilhos.

* A homenagem, por iniciativa da Prefeitura Municipal daquela cidade, foi em reconhecimento ao trabalho do parlamentar socialista em prol do desenvolvimento de Júlio de Castilhos.

* O evento contou com a presença de diversas lideranças do PSB na região, entre elas prefeito de Nova Palma, Adroaldo José Santi (PSB) e a vereadora de Nova Palma, Eloisa Uliana (PSB).

* A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), intensificou desde o dia 6 de agosto a Operação Transporte Escolar Seguro, com blitze em diversos locais da cidade, visando a fiscalização deste tipo de transporte no município. Até o momento já foram realizadas operações em 11 escolas, com 76 veículos abordados, resultando em 15 notificações, incluindo três remoções.

* As notificações, realizadas por fiscais da Gerência de Transportes e da Gerência de Trânsito da SMU, se referem ao Selo de Vistoria, vencido ou pela falta do documento; Licença Individual para atividade, vencida ou faltando; e Autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com prazo de validade vencido.

Operação não tem data para encerrar. Foto Prefeitura de SM
Operação Transporte Escolar Seguro não tem data para encerrar. Foto Prefeitura de Santa Maria

* Nas abordagens, além da documentação pertinente à modalidade, são verificadas as demais condições do veículo e do transporte dos alunos, como estado dos pneus e a presença e uso do cinto de segurança pelos passageiros e motoristas.

* As ações são realizadas em frente a escolas, com o apoio de agentes de trânsito, em todos os eventos de fiscalização. Até o momento já foram visitadas nove escolas, do total de 30 programadas para a Operação Transporte Escolar Seguro. Estão incluídas no cronograma da ação instituições de ensino das redes municipal, estadual, particular e creches da cidade e dos distritos.

* Os bancários de todo o país estão em campanha salarial. A segunda rodada da negociação entre patrões e empregados foi realizada na semana passada e não teve avanços. Na quinta-feira, 22, a categoria promete mobilização em todo o país. No dia 30, as centrais sindicais convocam para greve geral.

* O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pedro Westphalen (PP), assina, hoje (19), a renovação de convênio com 12 câmaras municipais gaúchas, relativo à operação integrada e compartilhada do canal legislativo, previsto na lei federal 9.977/95, a Lei do Cabo.

* O compartilhamento do canal é realizado, atualmente, com as Câmaras de Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. O ato será as 14h, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.

* O Cineclube Lanterninha Aurélio exibe nesta segunda-feira, 19, o longa-metragem francês “Tomboy”. O filme dirigido por Céline Sciamma conta a história da garota Laure, que se muda com sua família para um novo apartamento durante as férias de verão. O condomínio conta com uma vasta área verde que é usada para brincar pelas crianças. Laure adora vestir-se com roupas de meninos e usar o cabelo curto. Um dia, ela sai para conhecer sua nova vizinhança, e ao apresentar-se para os novos vizinhos de sua mesma idade, Laure prefere se passar por um menino e usa o pseudônimo Michaël.

* A exibição faz parte do clico Diversidade Sexual, e ocorre em parceria com o Coletivo Voe. A sessão inicia às 18h, na Cesma (Professor Braga, 55). A entrada é franca.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo