Sem categoria

CIDADE. Impactos da Economia Solidária avaliados aqui em Santa Maria, por representantes do Misereor

 

Agenda dos representantes do Misereor na cidade começou com encontro no Banco da Esperança, coordenado pela irmã Lourdes 

Por MAIQUEL ROSAURO, da Assessoria de Imprensa dos Eventos da Economia Solidária

Ao longo das últimas duas décadas, Santa Maria se tornou referência em Economia Solidária graças ao trabalho incansável do Projeto Esperança/Cooesperança e dos diversos grupos de pequenos produtores formados e organizados ao longo dos anos. Mas toda esta história só foi possível porque em 1989 uma entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha chamada Misereor financiou o primeiro prédio do então Terminal de Comercialização Direta, hoje Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Nesta semana, Irio Luiz Conti, de Porto Alegre, e Kurt Damm, de Berlim, representantes da Misereor, estão em Santa Maria para avaliar e acompanhar o impacto dos projetos de Economia Solidária apoiados pela entidade através da Cáritas Brasileira. A mesma análise também será realizada no Nordeste e em Minas Gerais.

A agenda teve início nessa quarta-feira (12), com reunião no Banco da Esperança, no Centro de Santa Maria. A dupla foi recepcionada pela irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

“Minha curiosidade em relação ao Projeto Esperança/Cooesperança existe pela ousadia de conjugar fé e espiritualidade, que vem do meio religioso, com a dimensão de organização socioeconômica de empreendimento e iniciativas que dinamizam e qualificam melhor a vida do povo”, explica Conti.

Já Damm destaca que está curioso para conhecer o Feirão Colonial, na manhã de sábado (15), no Centro de Referência de Economia Solidária.

“Vai ser muito interessante observar e viver esta experiência do Feirão, e também conhecer a comercialização dos grupos”, projeta Damm.

Confira abaixo a programação completa dos representantes da Misereor em Santa Maria nos próximos dias.

Quarta-feira (12)

9h – Feirão da Páscoa – Rua Aberto Pasqualini (antiga Rua 24 Horas) – Centro

11h – Feirão da Páscoa – Praça Saturnino de Brito – Centro

12h15min – Entrevista na TV Santa Maria – Centro

15h – Malhas Medianeira – Rua Júlio Rechia, 21, Bairro Medianeira

Quinta-feira (13)

9h – Giacomini Produtos Coloniais, em São João do Polêsine

Almoço em Santa Maria

14h30min – Grupo Marias Bonitas – Bairro Urlândia)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo