Destaque

CIDADE. Prefeitura e UFSM firmam compromisso para ações cooperativas. Consta ser uma iniciativa inédita

Reitor e vice-reitor, prefeito e vice-prefeito. E assessores de primeiro escalão de ambos os lados. Todos reunidos na Universidade, hoje

Da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, com foto de MIRIAN QUADROS (*)

Um momento histórico. Assim foi definido o encontro realizado na manhã desta segunda-feira (03), que teve como principal objetivo estreitar as relações entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Prefeitura Municipal de Santa Maria. Representando a UFSM, a reunião contou com a participação do reitor, professor Paulo Afonso Burmann, e do vice-reitor, professor Paulo Bayard, além de pró-reitores, gestores universitários e pesquisadores. Pela prefeitura, estiveram presentes o prefeito, Jorge Pozzobon, o vice-prefeito, Sergio Cechin, secretários municipais e assessores.

“É a primeira vez na história que conseguimos trazer todo o governo para dentro da universidade para, literalmente, pedir ajuda”, avaliou o prefeito. Reconhecendo o potencial da Universidade, Pozzobom deu destaque para a importância das pesquisas e dos recursos humanos formados pela UFSM. O reitor reforçou o comprometimento com a comunidade local, destacando a estrutura de ensino, pesquisa e extensão da Universidade com capacidade para colaborar e atuar em diferentes áreas do município.

Fazendo um balanço dos primeiros meses de gestão, Pozzobom apontou as áreas prioritárias do governo: segurança pública, saúde e desenvolvimento econômico. Nesse sentido, enfatizou ações diretas com impacto para a comunidade universitária, como a realização da Calourada Segura, o novo sistema para diminuição das filas em postos de saúde e a atenção ao posto Wilson Paulo Noal, de Camobi, além da preocupação com a geração de empregos no município, capazes de absorver os recursos humanos formados pela Universidade.

Meio ambiente – A principal pauta da reunião, contudo, recaiu sobre o problema dos alagamentos e a previsão de eventos climáticos extremos no município. “Essa é uma questão de ordem social que tem nos preocupado e que a Universidade tem competência para nos auxiliar”, observou o prefeito. O vice-reitor, professor Paulo Bayard, reforçou a importância da atenção interdisciplinar a estas questões: “A questão dos alagamentos, da prevenção dos efeitos de eventos extremos, do saneamento e da saúde estão todos interligados e a UFSM tem competência para atuar nestas áreas”.

Nesse sentido, o professor Daniel Alassia, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, salientou a necessidade de construção de um planejamento conjunto para a cidade, abarcando ações de previsão meteorológica e drenagem urbana. “Nós temos que atacar os problemas de várias formas e considerar a cidade como um todo, planejar a cidade que queremos no futuro”, ponderou Alassia. No mesmo sentido, o professor Vagner Anabor, do curso de Meteorologia, destacou a importância da atenção interdisciplinar aos problemas relacionados ao clima. “Nós temos tecnologias capazes de prever situações climáticas extremas. Chega de exportamos soluções para outros lugares. Nós podemos colaborar com Santa Maria”, garantiu Anabor.

Encaminhamentos – Além das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, diretamente envolvidas com a questão dos alagamentos, outras pastas da administração municipal também demonstraram interesse em aproximar as relações com a Universidade. A Secretaria de Finanças destacou a área como campo de estudos para a universidade. Da mesma forma, a Secretaria de Mobilidade Urbana demonstrou interesse em instituir parcerias e ações de cooperação.

Além das propostas de cooperação entre a Universidade e o Poder Público, o prefeito ainda se comprometeu com questões específicas para a comunidade universitária. Pozzobom destacou a preocupação com o posto de saúde de Camobi, sinalizando com a possibilidade futura de instalação de uma unidade de pronto-socorro no bairro. A medida colaboraria para desafogar o volume de atendimentos prestados pelo Hospital Universitário (Husm). Da mesma forma, o prefeito comprometeu-se com a finalização do acesso asfáltico ao campus da Universidade, via estrada de Pains, bem como destacou o espaço da prefeitura como campo para estágios e pesquisas acadêmicas.

“Nosso maior desafio agora é sairmos do discurso e irmos para a ação de fato. A Universidade tem conhecimento, tem fôlego e tem vontade de colaborar na busca de soluções para Santa Maria”, avaliou o reitor Paulo Afonso Burmann. O prefeito enfatizou a necessidade de estabelecimento de um contrato de resultados e não apenas um protocolo de intenções, visando dar mais efetividade às parcerias. Nesse sentido, ao fim da reunião, foram indicados um representante da prefeitura, o assessor do prefeito Carlos Brasil Pippi Brisola, e da UFSM, o pró-reitor de Planejamento, Frank Casado, para darem início à definição das demandas e do cronograma de ações conjuntas entre as duas instituições. Em seguida, secretários municipais e pró-reitores foram conduzidos a reuniões setorizadas para discussão de pautas específicas de cada pasta. “É importante que estipulemos prioridades de ação, mas isso não impede que outras questões sigam sendo tratadas entre a Universidade e a Prefeitura”, ponderou o reitor.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) LEIA TAMBÉM

Prefeitura e UFSM promovem reunião de aproximação e definem parcerias”, de Mariana Fontana (texto) e Deise Fachin (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Logo que assumiu a reitoria foi o primeiro a virar as costas para a comunidade acabando com o vestibular e nem perguntou o que achavamos, agora perto de um processo eleitoral vem dar uma de bom garoto falando em parcerias e outras coisas, ora vá… estamos de olhos bem abertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo