CULTURA. Confira a programação completa de mais uma Feira do Livro. Há atrações para todos os gostos

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), Especial para o Site
A assessoria de imprensa da 44ª Feira do Livro de Santa Maria divulgou na segunda (24) a programação cultural completa da festa literária. O evento terá início no próximo sábado (29) e segue até 14 de maio. Grandes nomes da imprensa local e nacional confirmaram presença nesta edição.
É o caso do jornalista Moisés Mendes, que atuou por 27 anos no jornal Zero Hora e lançou recentemente o livro de crônicas “Todos Querem Ser Mujica”. Ele estará na Praça Saldanha Marinho no dia 3 de maio, às 19h.
Já no dia seguinte, às 18h, retorna à cidade o jornalista Luiz Roese, que participará de um bate-papo sobre a tragédia da Boate Kiss. O evento também contará com a professora Ada Cristina Machado da Silveira, da UFSM; Nestor Raschen da AVTSM; Luiza Adorna e Eduarda Pavanatto (Unisc) e Maria Luiza Pacheco (Grupo Acolhe).
O jornalista Francisco José desembarca em Santa Maria no dia 6 de maio, às 19h. O profissional da Rede Globo lançou recentemente o livro “40 Anos no Ar: a jornada de um repórter pelos cinco continentes”.
Outro destaque da programação será o Colóquio Novas Formas de Fazer Jornalismo, que irá ocorrer no Theatro Treze de Maio, em 8 de maio, às 20h30min. A atividade organizada pela TV Ovo vai contar com a participação da jornalista Marcia Schulz (Mídia Ninja), Caio Cavechini (Profissão Repórter) e Sergio Lüdtke (Interatores Midias Digitais), com mediação de Laura Storch (Comunicação Social UFSM).
No dia 9 de maio, às 18h, a Feira recebe o jornalista Pedro Guerra para um bate-papo. O profissional é cronista do jornal Pioneiro e já ganhou diversos prêmios nas áreas de contos, crônicas e poesias, sendo o mais recente o prêmio Açorianos de Literatura, pelo livro “Precisava de Você”.
O músico e jornalista Arthur de Faria também baterá ponto na Praça Saldanha Marinho. Em 10 de maio, às 19h, ele falará sobre a obra “Elis – Uma Biografia Musical”, que destaca o gênio artístico da maior cantora brasileira de todos os tempos.
Em 11 de maio, às 19h, é dia de bate-papo com a jornalista Daniela Arbex, autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014).
O patrono desta edição é o jornalista Marcelo Canellas, enquanto que o homenageado póstumo é o escritor e jornalista, Edmundo Cardoso. O professor homenageado é José Eduardo Escobar Nogueira, professor de literatura há 27 anos e que já foi indicado duas vezes ao Prêmio Açorianos.
A Feira é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Câmara do Livro, Cesma e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.