CULTURA. Feira do Livro lançada. Evento acontece a partir do dia 29, até 14 de maio na ‘Saldanha Marinho’

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Feira do Livro de Santa Maria começa oficialmente no dia 29 de abril, na Praça Saldanha Marinho. No entanto, a solenidade de lançamento da 44ª edição foi realizada na noite desta segunda-feira (10), no Salão Nobre do Edifício João Fontoura Borges (SUCV). A cerimônia foi marcada pela emoção manifestada pelos homenageados e seus representantes, além da apresentação da campanha publicitária deste ano. Os convidados foram recepcionados com música ao vivo, executada por crianças e adolescentes integrantes do projeto Orchestrarium.
O prefeito municipal, Jorge Pozzobom, destacou a importância da Feira do Livro para o Município, afirmando que, mesmo diante de restrições orçamentárias, o evento literário continuará recebendo apoio da Prefeitura. “Apesar das dificuldades que temos, a Feira do Livro de Santa Maria está garantida até 2020. Vamos ter, neste ano, uma edição com muita alegria, muito carinho e muito amor, com muitas crianças e muita literatura”, enfatizou. O chefe do Executivo disse ainda que a Prefeitura vai colaborar preparando a Praça Saldanha Marinho, contemplando o espaço com limpeza e manutenção para que o local abrigue livreiros, escritores, artistas e visitantes.
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, se pronunciou em nome da Comissão Organizadora e definiu a Feira do Livro como um evento multicultural. “É um trabalho feito por muitas mãos, de um ano para outro, através do esforço de muitas pessoas. É um espaço democrático que proporciona acesso à leitura, ao conhecimento, com muitas atividades artísticas e culturais, além do encontro com escritores”.
HOMENGEADOS E FAMILIARES MARCAM O EVENTO PELA EMOÇÃO
A filha do escritor homenageado desta edição, Gilda May Cardoso dos Santos, traçou uma breve biografia do pai, Edmundo Cardoso. “Uma pessoa com espírito observador, curioso e obstinado, que desde muito cedo teve contato com a escrita e a leitura, que passaram a ocupar grande parte de seu tempo. No ano de seu centenário, esta homenagem à Edmundo Cardoso é o maior presente que poderíamos receber”, concluiu.
O professor homenageado, José Eduardo Escobar Nogueira, destacou a sensação de pertencimento que manifesta em relação à cidade escolhida para viver. “A pessoa que sou, devo a Santa Maria. Me sinto muito orgulho porque hoje eu sou um de vocês”.
Marcelo Canellas, patrono da 44ª edição da Feira do Livro de Santa Maria, foi representado pelos pais, Zacheu Canellas e Lais Pasqualoto Canellas. Impossibilitado de estar em Santa Maria para o lançamento, o jornalista enviou um vídeo, exibido à plateia. “Não pude estar presente por conta da minha agenda de trabalho, mas no dia 29 deste mês estarei com vocês na abertura da Feira do Livro e também nos demais compromissos que teremos”, afirmou.
PÚBLICO CONHECE A CAMPANHA PUBLICITÁRIA DESTE ANO
A campanha publicitária da Feira do Livro 2017, com slogan “A leitura transforma situações”, elaborada por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano, foi apresentada a convidados, imprensa, escritores e autoridades. Utilizando personagens coloridos e ilustrações, as peças gráficas destacam a importância dos livros em nossas vidas. “Nosso público alvo são os jovens, mas pretendemos conquistar também as crianças”, explicou Jéssica Carvalho, acadêmica do 6º semestre.
Além dos cartazes, a campanha, produzida pelos alunos Eduardo Jardim, Giorgio Tonial, Jéssica Carvalho e José Willian Bortolotto, também desenvolveu um livro para colorir. A publicação será distribuída gratuitamente para as crianças durante a feira.
A Praça Saldanha Marinho recebe a Feira do Livro do dia 29 de abril até 14 de maio. É uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Câmara do Livro, Cesma, Universidade Federal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. A programação cultural é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria. Neste ano, a 44ª edição da Feira do Livro tem o patrocínio do Sicredi e apoio cultural da Rede Vivo Supermercados, Arroz Rei Arthur, Eny Calçados e Fundação Eny.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.