PrefeituraSanta Maria

DEFESA CIVIL. Prevenção de Desastres na comuna vai atrás de equipamentos do Estado e troco Federal

Reunião semanal do Núcleo definiu a busca de recursos estaduais e federais para resolver problemas dos alagamentos em Santa Maria

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Duas medidas importantes foram definidas, na manhã desta sexta-feira (31), pelo Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do Município. A primeira é que será montado um dossiê, com todos os pontos críticos de alagamentos de Santa Maria, e uma comissão da Administração se encarregará de levar a demanda ao governo do Estado. Já a segunda é o encaminhamento de relatórios ao Ministério da Integração Nacional para buscar recursos junto à União.

Os levantamentos das áreas críticas seguem sendo feitos pelo Instituto de Planejamento (Iplan) em conjunto com outras secretarias e setores do governo, como Meio Ambiente e Defesa Civil. O Núcleo busca colocar em prática ações emergenciais para evitar novos alagamentos na cidade.

“Temos que identificar de fato os problemas e já resolvê-los, para evitar retrabalhos, atacando os reais pontos”, destacou o presidente do Núcleo, vice-prefeito Sérgio Cechin.

Conforme o vice-prefeito, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos já atua no conserto de algumas demandas identificadas pelo Núcleo. A atuação da pasta é fundamental para a solução dos alagamentos, já que a maioria deles é decorrente do assoreamento dos arroios, falta de vazão para o escoamento da água, entupimento dos bueiros e o descarte irregular de lixo.

Todas essas constatações e mapeamentos já realizados, de acordo com Cechin, farão parte de um grande relatório que será apresentado ao Governo do Estado para solicitar equipamentos e maquinário que ajudarão nos consertos. Segundo ele, outros documentos serão encaminhados ao Ministério da Integração Nacional para que o Município consiga, junto à União, recursos para resolver o problema dos alagamentos em Santa Maria.

Participaram da reunião membros do Instituto do Planejamento, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e Vigilância em Saúde.

RELATÓRIOS DA DEFESA CIVIL

Na madrugada do dia 12 de março, Santa Maria foi atingida por uma forte chuva, que causou alagamentos em diversos pontos do Município. Em decorrência dos estragos e para evitar que novos casos ocorram devido às tempestades, o prefeito Jorge Pozzobom determinou a criação do Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do Município. Desde a criação da comissão estão sendo mapeados os pontos que mais registraram alagamentos.

Conforme relatório da Defesa Civil, referente às vistorias feitas in loco no dia 12 – e que deve ser anexado ao relatório enviado ao Estado e à União -, pelo menos 13 bairros estarão no mapa, além dos que serão incluídos pelo levantamento do Iplan. A Defesa Civil também fez outras ações em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, na qual foram vistoriadas as margens de arroios e constatada a necessidade de intervenções em alguns pontos da cidade.

BAIRROS JÁ VISTORIADOS PELA DEFESA CIVIL*

– Chácara das Flores

– Perpétuo Socorro

– Menino Jesus

– Parque Pinheiro Machado

– Presidente João Goulart

– Camobi

– Pé de Plátano

– Passo das Tropas

– Urlândia

– Lorenzi

– Noal

– Juscelino Kubitschek

– Itararé

* Bairros visitados in loco, ainda no dia 12 de março (data da forte chuva) e que apresentaram alagamentos e outros problemas decorrentes da chuva

VISTORIA DA DEFESA CIVIL E MEIO AMBIENTE**

– Passo das Tropas

– Chácara das Flores

– Distrito de Arroio Grande

** Vistorias feitas no dia 17 de março

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo