Artigos

E o secretário municipal de saúde? – por Maiquel Rosauro

Santa Maria não valoriza a região. Eu já disse isso uma vez aqui neste espaço e volto a defender a minha posição.

Em 8 de fevereiro, publiquei a crônica “Eles pensam que são autossuficientes”, no qual relatei a frustação de secretários municipais e técnicos de administrações públicas vizinhas que participaram de um evento da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) na Câmara de Vereadores. Na ocasião, todos os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria debandaram no meio do evento, o que gerou críticas de seus pares (CLIQUE AQUI para ler).

Na ocasião, a Prefeitura de Santa Maria divulgou uma nota oficial no qual me chamou de irresponsável (CLIQUE AQUI). Tudo bem, eu recebo a crítica com maturidade. O que não consigo entender é como situação semelhante volta a ocorrer dois meses depois.

Na audiência pública sobre o Hospital Regional realizada na noite de segunda-feira (10), o secretário municipal de Saúde (e prefeito), Jorge Pozzobom (PSDB), talvez o político mais interessado na abertura do empreendimento, não esteve presente.

O constrangimento foi tão grande que, pela primeira vez no ano, o líder da bancada do PSDB no Legislativo, Juliano Soares, o Juba, não conseguiu defender o chefe do Executivo na sessão dessa terça-feira (11). Atacado pelos vereadores Valdir Oliveira (PT) e Daniel Diniz (PT), Juba limitou-se a especular que Pozzobom não compareceu por, talvez, estar esgotado após os eventos que marcaram os 100 primeiros dias de governo.

Justiça seja feita, a superintendente municipal de Saúde, Liliane Mello, esteve presente durante toda a audiência. Porém, pouco ela conseguiu contribuir com a discussão, limitando-se a dizer que a Prefeitura acompanha permanentemente as tratativas federais e estaduais sobre o tema.

Creio que o presidente da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro) e prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello (PP); o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CI Centro) e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno (PSDB), o prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena (PSB), e vários secretários municipais de saúde da região que também viajaram para Santa Maria especialmente para a audiência pública mereciam ouvir as ponderações de Pozzobom sobre o Hospital Regional. Mas quem sabe eu seja apenas um irresponsável.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo