Artigos

Eu fui CC em duas ocasiões – por Luiz Roese

Ao ler as matérias aqui no site sobre os cargos de confiança da prefeitura de Santa Maria, lembro-me que já fui um. E por duas vezes. Não tenho vergonha disso. Para mim, era um emprego. E só. Sim, eu tinha que trabalhar para merecer meu salário.

A primeira vez foi em 1999, na prefeitura de Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre. Na verdade, era para ser um estágio. Encaminhei toda a documentação, fiz tudo certinho. Mas a UFRGS precisava aprovar. Já fazia dois meses que eu estava trabalhando, até que veio a resposta: a universidade não aprovou, porque meu currículo acadêmico era péssimo. Eu sei que não era um estudante exemplar, muito por causa de meu trabalho em outros locais.

Não sou filiado a partido político, mas acabei “ganhando” um CC na prefeitura de Viamão por causa do meu desempenho naqueles dois meses trabalhando de graça. A solução, para eu receber alguma coisa, foi me dar um CC. O mais baixo que havia. Meu salário equivalia ao de um estagiário. Foi tranquilo nos quase dois anos em que estive em Viamão. O governo era do PT, mas nunca precisei ir a comícios ou atividades partidárias. Só exerci minhas funções na assessoria de comunicação da prefeitura.

Os anos se passaram. Trabalhei nos jornais Zero Hora, Diário de Santa Maria e A Razão e no portal Terra. Em 2014, quando deixei Santa Maria, fui trabalhar na assessoria de comunicação da prefeitura de Canoas. De novo, como CC. E continuo a não ter filiação partidária.

E, de novo, foi tudo normal. Só trabalhei como jornalista, sem precisar exercer atividades partidárias. Coincidência ou não, o partido era o mesmo: PT. Em Canoas, trabalhei pouco mais de um ano e meio.

Enfim, como CC, percebi que se trabalha da mesma forma. E, às vezes, até mais. Claro que sei que há CCs que não trabalham ou não têm qualificação para exercer suas funções. Mas não é a regra. Então, pensem bem antes de criticar um CC. O que vale para alguns não vale para todos. Hoje, com os portais de transparência, fica muito mais fácil monitorar.

“Exceção da verdade” de pai de vítima da Kiss: só falta marcar a data

O processo contra Flávio José da Silva, processado por calúnia pelo promotor de Justiça Ricardo Lozza, chegou a um momento decisivo. O incidente processual da “exceção da verdade”, em que Flávio, defendido pelo advogado Pedro Barcellos Jr, tenta provar que não caluniou o promotor e que falou a verdade, ao dizer que o Ministério Público sabia que a Boate Kiss funcionava em situação irregular, está pronto para ser julgado pelo Tribunal Pleno, do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS).  Só falta colocar na pauta de uma sessão do Pleno.

Se o Tribunal Pleno considerar que Flávio não mentiu, o processo principal por calúnia contra Flávio e o presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva, deixa de ter sentido na 4ª Vara Criminal de Santa Maria. Sergio é defendido no processo pelos advogados Ricardo Munarski Jobim e Luiz Fernando Smaniotto.

A data para essa decisão sairá a qualquer momento.

Flávio é presidente do Movimento Santa Maria do Luto à Luta e vice-presidente da AVTSM. Ele é pai de Andrielle, que morreu na tragédia aos 22 anos.

Concurso de 2015 da UFSM para servidores tem validade prorrogada por mais um ano

Quem passou no concurso público para técnico-administrativos em educação da UFSM de 2015 pode manter a esperança de ser chamado por mais um ano, até abril de 2018. Isso porque a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da universidade publicou edital nesta semana prorrogando a validade do certame.

Para lembrar, eram 10 vagas: Engenheiro/Engenharia Elétrica, Técnico em Agropecuária, Técnico em Eletricidade, Técnico em Hidrologia, Técnico em Radiologia, Contramestre/Instalações e Operador de Caldeira (Santa Maria); Técnico em Edificações (Cachoeira do Sul); Biólogo/Paleontologia (São João do Polêsine); e Contador (Palmeira das Missões). A prorrogação só não vale para os cargos de Contramestre/Instalações e Técnico em Hidrologia.

Publicado resultado final de concurso da UFSM de 2016

A UFSM publicou na quarta-feira (19) o resultado final do concurso público para técnico-administrativos em educação, de 2016, no cargo de assistente em administração (Santa Maria e São João do Polêsine). Você pode conferir AQUI. Nesse concurso, havia outros cargos em disputa, e várias pessoas já foram chamadas para tomar posse.

Prefeitura quer garantir crachás para a sequência do ponto eletrônico

Em julho do ano passado, ainda na gestão do prefeito Cezar Schirmer, todos os servidores concursados da prefeitura de Santa Maria passaram a ter de registrar a entrada e a saída no trabalho por meio do ponto eletrônico, o que gerou mal-estar entre, principalmente, médicos. Agora, para garantir a continuidade da proposta, estão sendo licitados os meios de identificação dos servidores (crachás) e os suprimentos (bobinas) para o registro. A modalidade da licitação é o registro de preços, que vai garantir o valor de 3.900 crachás e cordões por um ano, além das bobinas. Investimento estimado de quase R$ 75 mil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo