Superaquecimento.Mercado santa-mariense já vendeu 2.222 carros em 2009 – 29% mais que em 2008
É verdade que não chegou a ser, assim, um maaarço. Mas o mercado automotivo de Santa Maria está longe de ter motivo para queixas. Muito pelo contrário. Afinal, se naquele mês absolutamente atípico, nada menos que 569 carros deixaram as concessionárias autorizadas direto para o emplacamento, agora, em maio, foram registrados exatos 456 veículos (entre automóveis e comerciais leves).
O que isso significa? Simples, foram exatos 20% mais que os 380 de abril e, especialmente, 36,1% mais que os 335 vendidos em maio de 2008. Extraordinário, não há dúvida. E os fatores a ajudar nesse desempenho (afora os já tradicionais, como a renda certa mensal de boa parte do mercado consumidor, composto de servidores públicos) também são conhecidos: juros baixos e redução (ou nada) do IPI pago na hora da compra.
Santa Maria, embora pelo menos este (nem sempre) repórter não tenha dados mais precisos, sempre teve desempenho superior ao da média regional e nacional. Mas o Estado, como um todo, também não tem do que se lamuriar: no mês passado, o Rio Grande do Sul emplacou 19.782 automóveis, contra 17.185 em idêntico período do ano passado. Aliás, sobre abril também houve acréscimo: 8% (no mês anterior haviam sido 18.298).
EM TEMPO: já somadas as unidades comercializadas em maio (456) às dos demais meses deste ano, tem-se que, em Santa Maria, as revendas autorizadas já venderam nada menos que 2.222 veículos, entre automóveis e comerciais leves – contra 1.585 nos primeiros cinco meses de 2008. Crescimento, portanto, de estratosféricos 29%.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.