PREÇOS. No primeiro trimestre, a inflação na cidade foi de 0,65%. Nos últimos 12 anos, índice é de 5,39%
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), Especial para o Site
O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) teve alta de +0,21% no mês de março. O percentual é menor do que o registrado em fevereiro, quando subiu +0,30%. O principal responsável por esta freada na inflação local é o setor de Habitação ou, mais precisamente, os universitários.
Após o tradicional boom de novos bixos nas imobiliárias da cidade em janeiro e fevereiro, a demanda esfriou em março. Com isso, o item aluguéis de imóveis teve queda de -4,3%, enquanto que o grupo Habitação como um todo caiu -1,53%.
Já a principal alta do mês está relacionada diretamente às crianças. O setor de Vestuário apresentou a maior variação positiva entre os grupos que compões o ICVSM (confira no quadro), com suba de +14,7%. Itens como agasalho infantil (+14,7%), calça comprida infantil (+13,1%) e roupa íntima infantil (+11,3%) puxaram a alta.
Saúde e Cuidados Pessoais (+1,29%) também resultou em inflação. Porém, a variação é 50% menor do que o registrado há um ano.
O estudo realizado pelo curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Franciscano (Unifra) aponta que embora a inflação esteja em queda, há uma atividade produtiva menor. Projeta-se, neste cenário, uma queda mais acentuada na taxa de juros em uma lenta recuperação do emprego em Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.