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PREFEITURA. Chegam mais de 600 solicitações e a Ouvidoria comemora ter respondido a 3 entre 4 delas

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Janeiro, fevereiro e março somaram 659 atendimentos na Ouvidoria

Setenta e três por cento das solicitações que chegaram à Ouvidoria Geral do Município – nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017 – foram retornados à população. Esse é o levantamento feito pelo setor que, neste período, fez 659 atendimentos. A Ouvidoria, que tem como objetivo dar respostas às demandas solicitadas pelos cidadãos, é o canal de comunicação entre a sociedade e o Executivo Municipal na busca de soluções de problemas envolvendo os serviços públicos.

Conforme pesquisa do setor, as maiores demandas atendidas são relacionadas aos buracos nas ruas, com 91 atendimentos, seguidas das consultas/exames nos postos de saúde e atendimentos ao servidor/cidadão (confira abaixo as 10 principais solicitações).

Nos três meses, a Secretaria de governo que teve mais pedidos de atendimento foi a de Infraestrutura e Serviços Públicos, com 199 protocolos gerados, seguida da Saúde e da Estruturação e Regulação Urbana.

Das 659 demandas chegadas à Ouvidoria, 480 delas, que representam 73%, já foram respondidas. Outras 179 estão em análise nos setores responsáveis.

Por ser a mediação entre os munícipes e a Administração Municipal, a Ouvidoria Geral desempenha um papel importante no governo e, por isso, a realização do trabalho tem sido construída de forma efetiva nestes três meses. O papel desempenhado pelos três ouvidores é acolher os atendimentos, processá-los e encaminhá-los aos setores competentes da Prefeitura. O prazo para retornar ao cidadão é de 15 dias.

“Com a Ouvidoria efetiva e dando os retornos, aumentamos a cada mês nosso serviço. As demandas que chegam devem dizer respeito a reclamações, sugestões, elogios e críticas”, explica a ouvidora geral, Suséli dos Santos.

De acordo com ela, a tendência é que os números aumentem ainda mais, já que, somente de sexta-feira (30 de março) até quinta-feira (06 de abril), já foram 103 atendimentos.

A ouvidora esclarece que o setor não é responsável por resolver um problema, e a resposta não é a consolidação do serviço, mas um retorno do que está previsto pela Prefeitura.

FALE COM A OUVIDORIA

Quem quiser ligar para a Ouvidoria Geral pode discar no 156 ou (55) 3921 7213, ambos números têm custo de ligação local. Para melhor atender a população, quatro linhas telefônicas estão disponíveis neste número. O atendimento também pode ser presencial no Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2277, 4º Andar) ou pela internet.

DEMANDAS DA OUVIDORIA MUNICIPAL (JANEIRO-FEVEREIRO-MARÇO)

Demandas da Ouvidoria – 659

– Atendimento resolvidos – 480 (73%)

– Em análise – 179 (23%)

Atendimentos por secretaria e superintendências

Infraestrutura e Serviços Públicos – 199

Saúde – 140

Estruturação e Regulação Urbana – 86

Mobilidade Urbana – 55

Meio Ambiente – 55

Finanças – 40

Casa Civil – 27

Educação – 16

Gestão e Modernização Administrativa – 14

Desenvolvimento Rural – 12

Corregedoria – 10

Cultura, Esporte e Lazer – 4

Habitação – 1

Maiores demandas da Ouvidoria

Buraco – 91

Consulta/Exame – 48

Atendimento servidor/cidadão – 44

Iluminação – 44

Coleta de lixo – 29

Fiscalização de terrenos – 25

Elogios – 24

Fiscalização de obras – 17

IPTU – 17

Cemitério – 13

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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