CampoCidadaniaPrefeitura

PROJOVEM. Programa da Prefeitura, com a Emater, tenta valorizar a juventude rural e mantê-la no campo

Prefeitura lançou nesta segunda o programa voltado à valorização e à manutenção no campo da juventude rural de Santa Maria

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Na década de 1970, cerca de 20% da população vivia na Zona Rural de Santa Maria. Mais de 45 anos depois, o número despencou para 4,9%. Preocupada com a permanência do jovem no campo, a Prefeitura Municipal lançou, na manhã desta segunda-feira (24), o programa Municipal da Juventude Rural de Santa Maria: Projovem/SM – Sucessão e manutenção do jovem no campo para garantir o alimento do futuro. Em parceria com a Emater/RS, o projeto do Executivo prevê uma série de ações voltadas à valorização da juventude rural.

Palestras, oficinas, capacitações, assistência técnica e cursos são algumas das atividades previstas aos primeiros 45 jovens do programa. Neste primeiro ano participam os moradores dos distritos de Boca do Monte, Pains e São Valentim. Em quatro anos, o objetivo é duplicar o número de participantes e expandir o programa para seis distritos do Município.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o objetivo do Projovem/SM é promover a capacitação técnica para qualificar e introduzir os jovens no mercado produtivo rural; garantir condições estruturais para a permanência deles no campo; manter a ampliar a diversidade da produção agropecuária e gerar emprego e renda à população jovem do meio rural.

“Vamos potencializar a inserção do jovem nas atividades agrícolas, discutir com as famílias, mostrar a importância da sucessão rural e valorizar e conscientizar as comunidades sobre a importância da manutenção do jovem no meio rural”, explicou o chefe do escritório municipal da Emater/RS, Guilherme Godoy dos Santos.

Ao longo destes quatro anos, o programa investirá R$ 823 mil, trabalhando nas escolas e comunidades. O investimento, conforme o prefeito Jorge Pozzobom, é baixo, se considerado o retorno que o programa trará ao Município.

“Queria, primeiro, agradecer aos nossos servidores, que montaram este importantíssimo projeto. Precisamos garantir melhorias para manter os nossos jovens no campo, desde internet a estradas. Sem dúvidas este é um dos programas mais importantes do nosso governo, e teremos resultados grandiosos”, destacou o chefe do Executivo.

No lançamento do programa, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, apresentou o panorama rural do Município. Atualmente, 12,6 mil pessoas compõem a população do interior, tendo, aproximadamente, três mil propriedades rurais. Conforme o titular da pasta, Santa Maria importa R$ 500 milhões ao ano em produtos que poderiam ser produzidos aqui. “No Estado, menos de 60% das propriedades possuem jovens para a sucessão. Precisamos pensar, agora, na manutenção deles no campo”, acrescentou Menna Barreto.

A gerente regional da Emater/RS, Regina Hernandes, e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Delcimar Borin, parabenizaram a iniciativa da Prefeitura em lançar o programa. “É um grande desafio ao Município, pois era urgente e necessária a valorização da juventude rural. Pedimos ao prefeito algo voltado ao jovem do campo e, em poucos meses à frente da Prefeitura, o senhor já deu esse grande passo”, disse Borin ao chefe do Executivo. “Nós, enquanto instituição, nos preocupamos com a manutenção do jovem rural. Precisamos de políticas públicas municipais para conseguir a permanência deles no campo e, felizmente, isto está sendo construído aqui”, complementou Regina.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo