Destaque

REGIONAL. Data ainda é uma incógnita, mas Prefeito projeta Hospital em funcionamento até o final do ano

Por MAIQUEL ROSAURO, com foto de Divulgação, Especial para o Site

Quando o Hospital Regional foi apresentado à imprensa em dezembro do ano passado, anunciou-se a expectativa pela inauguração no final do primeiro semestre de 2017. Porém, hoje, a data é uma incógnita.

“A determinação do governo (para a inauguração) é até o final do ano, hoje já tem uma equipe fazendo o planejamento”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em entrevista concedida ao site no sábado, durante o Feirão Colonial.

Nessa segunda-feira (3), dois consultores do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo – Rafael Saad e Luiz Ronaldo Uber – estiveram em Santa Maria a fim de conhecer o Centro Especializado de Reabilitação (CER) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Eles tinham por intuito levantar dados sobre as demandas que terá o novo hospital, mas não souberam informar quando o empreendimento deve ser aberto.

O certo é que o Sírio Libanês e o Hospital Moinhos de Ventos, de Porto Alegre, irão realizar a implementação de todas as ferramentas de gestão da unidade. Para isso, eles irão receber R$ 5,9 milhões provenientes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi). Já a execução dos serviços será feira pelo Hospital Mãe de Deus, também da Capital gaúcha.

Em dezembro, quando o Hospital Regional foi apresentado, o Mãe de Deus não enviou nenhum representante para o ato que contou, inclusive, com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB). Contudo, Pozzobom garante que a instituição porto-alegrense irá fazer parte do processo.

“Diziam que o Hospital Mãe de Deus não assinou nada ainda, então sexta passada fui lá em Porto Alegre ver isso. A partir do planejamento do Moinhos de Vento e do Sírio Libanês, o Mãe de Deus vai dizer o que pode e o que não pode executar. Está tudo encaminhado, além de atender os pacientes, o Regional terá uma escola de gestão para preparar daqui para o Estado inteiro”, explica Pozzobom referindo-se a parceria público-privada estabelecida para tornar o empreendimento realidade.

O Hospital Regional será filantrópico e irá atender 60% SUS e 40% por convênios. Há uma pressão dos municípios da AM-Centro para que o percentual remetido ao SUS seja superior. Inclusive uma audiência pública, na Câmara de Vereadores, na próxima segunda (10), às 18h, irá tratar do assunto. A iniciativa é do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Com toda esta novela, pergunto: quando sai a licitação da Reforma do Hospital, pois a deterioração já se faz presente pela simples falta de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo