SAÚDE. Abre-não abre do Hospital Regional vai virar objeto de reunião de deputado com Ministério Público
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), Especial para o Site
A paciência do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) em relação ao Hospital Regional terminou. Na quarta-feira (19), o petista vai levar a situação ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e não descarta acionar a Justiça, conforme ficou determinado na audiência pública realizada segunda (10), na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
“Encaminhei para a Assembleia Legislativa perguntas referentes à gestão e a abertura do Hospital Regional, no qual a Casa Civil do Estado será obrigada a responder em até 30 dias. Já na quarta, vou conversar com o Marcelo Dornelles (procurador geral de Justiça)”, explica Valdeci.
O propósito do deputado no MP-RS é buscar mecanismos que possam orientar em relação ao silêncio da Secretaria Estadual de Saúde quanto ao Hospital Regional, cuja obra foi finalizada em junho do ano passado e até hoje segue fechado. Todavia, Valdeci promete agir com cautela para que uma futura ação na justiça não emperre ainda mais a situação.
“Uma coisa é certa: não darei mais trégua em nenhum momento mais, onde for eu vou bater”, promete o deputado.
No fim do ano passado, foi anunciado que o Hospital Regional será filantrópico e irá atender 60% SUS e 40% por convênios. Os hospitais Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e Sírio Libanês, de São Paulo, são os responsáveis por implementar todas as ferramentas de gestão do empreendimento. Para isso, eles contam com R$ 5,9 milhões provenientes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi).
Após esta etapa, gestão do Regional ficará com o Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre. A inauguração estava prevista para o final do 1º semestre deste ano. Porém, publicamente, lideranças locais já projetam a abertura para o final de 2017.
Desde já sugiro nomes para o HRSM. Poderiam dar o nome de Hospital das Macegas ou Hospital do Matagal !!!!