PrefeituraSaúde

SAÚDE. Comprometimento no combate ao mosquito da dengue. Comitê tem produtiva reunião de trabalho

Reunião de trabalho ocorreu nesta terça-feira no auditório do Centro Administrativo. Grupo definiu datas para encontros de planejamento

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Os membros que compõem o Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti participaram, na manhã desta terça-feira (04), da terceira reunião de trabalho do grupo. O encontro, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo, serviu de espaço para que os integrantes apresentassem as ações que vêm sendo desenvolvidas por cada entidade e instituição.

Durante o encontro, a coordenadora técnica do Controle do Aedes em Santa Maria, Heloisa Lorentz, apresentou dados sobre a evolução da infestação de mosquito no Rio Grande do Sul de 2000 a 2017. Ainda, comparou o total de focos encontrados em Santa Maria desde o início do ano (387), com o mesmo período de 2016 (quando foram encontrados 350). Heloisa também detalhou as atividades que vêm sendo promovidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde, como palestras de conscientização na UFSM e no Hospital de Caridade, e a campanha “Sexta sem Mosquito”, em parceria com a 3ª Divisão do Exército e com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Na reunião, representantes de instituições também detalharam os projetos que estão coordenando e desenvolvendo, com o objetivo de evitar a proliferação do Aedes aegypti  e conscientizar a população. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente comentou a respeito das ações para recolhimento de lixo e pneus, e o trabalho conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com a atuação voltada à limpeza e recolhimento de lixos em terrenos.

Já o Comando da ALA 4 (antiga Base Aérea de Santa Maria) destacou as palestras e campanhas de divulgação que vêm realizando nos prédios administrativos da instituição, bem como em vilas residenciais e em escolas do Bairro Camobi.

Ainda, durante o encontro, ficou definido que serão planejadas reuniões individuais entre a Vigilância em Saúde e as demais instituições e entidades que fazem parte do Comitê. A ideia é que novos projetos e iniciativas de engajamento e conscientização sejam realizadas. Já ficou acertada que haverá uma reunião com a Secretaria de Meio Ambiente nesta quarta-feira (05) e uma com a Secretaria de Educação na próxima sexta-feira (07).

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, as reuniões promovidas pelo Comitê têm sido muito produtivas, em função de que muitos membros são atuantes e apresentam, a cada encontro, as iniciativas que desenvolvem. No entanto, Streb ressalta que ainda é preciso que mais integrantes se envolvem nas iniciativas.

“Quem está vindo e participando das reuniões está realmente muito comprometido, demonstrando interesse, fazendo projetos, valorizando a participação. Mas ainda têm muitos segmentos que não estão participando, então, fica esse apelo para que participem e se engajem nessa campanha”, ressaltou Streb.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo