PrefeituraSaúde

SAÚDE. Mutirão da Odontologia atende mais de 50 pacientes no começo do projeto “Sorria Santa Maria!

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Política de Saúde Bucal fez Mutirão e prestou atendimentos no sábado

Ao mesmo tempo em que comemora números expressivos conquistados com o Mutirão Fila Zero, a Prefeitura de Santa Maria realizou, neste sábado (08), a primeira edição do projeto “Sorria Santa Maria”, uma ação específica do Fila Zero da Odontologia, promovido pela Política de Saúde Bucal do Município. A iniciativa ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros.

Assim como o Mutirão Fila Zero, que busca reduzir a demanda reprimida em consultas e exames, o Fila Zero da Odontologia tem por objetivo zerar a fila de espera por tratamento dentário no serviço de Saúde municipal.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Bucal em Santa Maria, Patrícia Campagnol, existem 395 pessoas esperando atendimento dentário, inclusive gestantes. Nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), 342 pacientes não tinham referência em Odontologia no Município, segundo um levantamento realizado pelas equipes.

“Os usuários atendidos aqui no mutirão já aguardavam por atendimento, pois foram encaminhados por médicos do Município, para tratamento. Já as gestantes estão sendo atendidas pelas equipes das ESF’s e chegaram aqui para serem contempladas com atendimento odontológico durante o pré-natal, evitando assim problemas de saúde no futuro”, explica Patrícia.

Durante os atendimentos deste sábado, os pacientes chegavam até o CEO já com hora marcada e passavam por avaliação dentária em um dos cinco consultórios, para que os odontólogos pudessem fazer um levantamento do tratamento necessário. Além disso, procedimentos oferecidos pela Rede Municipal, como limpeza e raspagem, foram oferecidos nesta ação. Após as consultas, os pacientes recebiam uma carteira odontológica e um kit de escovação, além do agendamento para a próxima consulta.

“Os pacientes que necessitam de outros procedimentos estão sendo reagendados, pois nossa intenção é que o tratamento odontológico seja concluído, a partir desta primeira consulta”, diz Patrícia Campagnol.

PREFEITO E VICE PRESTIGIARAM O INÍCIO DO PROJETO

Durante a manhã, o prefeito e secretário de Saúde, Jorge Pozzobom, e o vice-prefeito, Sergio Cechin, foram até o CEO cumprimentar os pacientes e as equipes de trabalho. Acompanhados pelo chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, Pozzobom e Cechin ainda visitaram as salas de atendimento e conversaram com médicos e pacientes.

“Hoje, um sábado, todos os profissionais que estão aqui por iniciativa própria, poderiam estar em suas casas, estar com suas famílias. Mas estamos aqui de portas abertas recebendo toda essa demanda da Odontologia que estava acumulada no Município. Vocês estão de parabéns. Vida longa ao Sorria Santa Maria”, disse Jorge Pozzobom.

NÚMEROS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO SORRIA SANTA MARIA

A iniciativa Sorria Santa Maria foi realizada das 8h às 14h. Além dos procedimentos dentários, uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Nutrição, Fonoaudiologia, Enfermagem e Farmácia, coordenada pela Residência Multiprofissional em Saúde da UFSM e Unifra, também participou da ação, promovendo orientações diversas aos pacientes.

Ao final desta primeira edição, foram atendidas seis gestantes que, além da consulta com dentista, também passaram pela Enfermagem e Nutrição. Nos exames com agendamento, 38 pessoas necessitam de nova consulta e foram reagendados para o mês de maio. Ainda, 19 pessoas que não estavam na agenda deste sábado, mas tomaram conhecimento da ação e se dirigiram espontaneamente até o CEO, foram acolhidas pelos profissionais do mutirão.

“Nossa avaliação deste primeiro dia foi muito positiva. As pessoas atendidas ficaram satisfeitas, aprovaram o projeto, elogiaram e vão voltar. Para elas, é importante para a autoestima e para a saúde”, comenta a especialista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo