EducaçãoSegurançaUFSM

UFSM. Câmeras de monitoramento agora são digitais e integradas a um sistema que garante mais segurança

Reitor Paulo Burman com Fabrício Soares, diretor da empresa que cuida do sistema de vigilancia electronica no interior da Universidade

Com informações do Gabinete do Reitor da UFSM, com foto de MIRIAN QUADROS

Investimentos no sistema de vigilância no campus da UFSM vem garantindo, desde janeiro deste ano, maior segurança à comunidade acadêmica. A substituição das antigas câmeras analógicas por equipamentos digitais, integradas a um sistema interno de monitoramento inteligente tem assegurado maior precisão e agilidade no atendimento a questões relacionadas à segurança patrimonial no campus.

De acordo com Fabrício Prestes Soares, diretor da empresa de monitoramento Vigillare, que presta o serviço para a Universidade, as melhorias no sistema de segurança do campus vão muito além da qualidade das imagens captadas pelas novas câmeras digitais. A nova tecnologia implantada na Central de Monitoramento permite a criação de zonas virtuais de alerta. “Hoje podemos designar áreas com diferentes níveis de emergência, além de identificar padrões de comportamento. A partir disso, podemos agir de modo mais ágil no atendimento às ocorrências”, explica Soares.

Ao apresentar a nova central de monitoramento ao reitor Paulo Afonso Burmann e aos diretores das unidades universitárias, na última semana, Soares exemplificou as potencialidades da nova tecnologia implantada. Ao traçar linhas e zonas virtuais no sistema, demonstrou como os operadores da central são alertados de modo imediato sobre as ocorrências, permitindo-lhes acionar e orientar a vigilância física, via rádio, com maior rapidez e eficácia.

O diretor da Vigillare ainda demonstrou como as novas câmeras atuam no turno da noite, assegurando a qualidade da imagem mesmo em locais pouco iluminados. O acesso ao campus e o monitoramento da velocidade dos veículos que passam pelo arco também foi destacado: as novas câmeras são capazes inclusive de identificar as placas dos veículos.

Para o reitor, os investimentos em segurança refletem a preocupação da gestão com a conservação e a proteção do patrimônio da universidade, mas também com o bem-estar das pessoas que circulam diariamente pela UFSM. “A qualidade das imagens e a tecnologia aplicada neste novo sistema de monitoramento garantem que possamos assegurar à comunidade acadêmica maior tranquilidade e segurança dentro do ambiente do campus”, avalia Burmann.

Atualmente, o sistema de monitoramento da UFSM conta com 142 câmeras de vigilância, sendo 119 externas e 23 internas – estas últimas instaladas nas entradas dos blocos da Casa do Estudante. Há dois tipos de equipamentos em operação, monitorados por operadores que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana: câmeras fixas e câmeras com capacidade de movimentação em 360° e aproximação de até 30 vezes (zoom).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo