159 ANOS. Assembleia gaúcha dedica o Expediente Nobre para homenagear o aniversário de Santa Maria
Por TIAGO MACHADO (texto) e VANESSA VARGAS (foto/AL), da Assessoria do Deputado
Santa Maria ganhou trinta minutos de homenagem durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta (17), em Porto Alegre. O aniversário de 159 anos da cidade foi o tema do Grande Expediente Especial realizado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o qual abordou fatos relevantes da história local, os desafios para o futuro da cidade e as características marcantes da população santa-mariense.
A cerimônia foi acompanhado por diversas autoridades da cidade e da capital , como o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP), o presidente da Câmara Municipal, Admar Pozzobom (PSDB), e os vereadores Valdir Oliveira (PT) e Coronel Vargas (PSDB). “A humanidade à flor da pele é o principal diferencial da população de Santa Maria. Essa cidade pulsa humanidade, acolhimento e solidariedade”, enfatizou ele no começo da sua manifestação.
Na tribuna, Valdeci destacou a avanço do empreendedorismo e da economia solidária e a importância do Projeto da Travessia Urbana para o desenvolvimento local. Ele destacou que “independentemente das diferenças políticas com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), sempre estará disponível para colaborar com a cidade e com a gestão municipal”. “Nenhuma divergência está acima dos interesses de Santa Maria. Já disse isso pessoalmente ao prefeito e ao vice-prefeito e faço questão de sublinhar em um dia tão especial para a nossa comunidade”, registrou.
O deputado também afirmou a sua preocupação com a inexistência de prazos para abertura do Hospital Regional. Ele pediu ao secretário estadual de Obras, Fabiano Pereira, que representou o governo do Estado na homenagem a Santa Maria, para que interceda junto ao governador. “Eu até penso que o governador não está devidamente informado sobre o que está ocorrendo com o Regional. Se estivesse, já teria tomado alguma providência mais enérgica”, disse ele na sessão.
O parlamentar ainda defendeu a duplicação do acesso rodoviário entre Santa Maria e Porto Alegre, ação que foi sugerida recentemente pelo deputado federal Paulo Pimenta. “Claro que a situação atual do Estado e do país não permite imaginar que essa obra vai sair já. Mas os estudos, o planejamento e a busca por recursos podem sim ser deflagrados. Na minha opinião, a duplicação das rodovias federais 392 e 290 é a alternativa menos complexa para melhorar a acesso à Região Metropolitana, iniciativa vital para toda Região Central”, disse.
No final do seu discurso, Valdeci agradeceu à população de Santa Maria pelas oportunidades que recebeu na vida pública. “Me esforcei muito, mas, certamente, a generosidade da população contribuiu muito para que alguém que veio de uma família muito humilde pudesse se tornar vereador, prefeito e deputado”, disse emocionado.
A música “Santa Maria”, do músico Beto Pires, marcou o encerramento da homenagem aos 159 anos. Também estiveram presentes no Grande Expediente o desembargador Sérgio Blattes, que representou o Tribunal de Justiça do Estado, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Valdemir Corrêa, a defensora pública, Melissa Torres, e o assessor superior de Relações Legislativas da Prefeitura, Paulo Airton Denardin.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.