Arquivo

Agronegócio. Circulo virtuoso segue em 2008. Safra maior e preços recordes, são as previsões

Tenho uma curiosidade enorme. Gostaria de saber se, neste momento muito especial que vive o agronegócio brasileiro – com preço em alta e safras idem – os ruralistas estão pagando sua histórica dívida. Será? Os cidadãos comuns, como se sabe, sempre que ganham um pouco mais (nem precisa ser muito), dão um jeito na sua vida financeira. É assim. Com os mortais comuns, repita-se.

 

Mas, deixando o parágrafo inicial para trás (o futuro é que dirá se houve ou não mudança de comportamento da classe que mais chora, nem sempre com razão), fiquemos com os dados. E eles são pra lá de alvissareiros. Mais uma vez, é bastante provável que o agronegócio, junto com a indústria, ofereça números gordos a contribuir para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) acima dos 5%, em 2008.

 

Os preços dos nossos produtos de exportação encontram-se em patamares elevados e não há indícios substanciais de que essa situação vá se modificar. Ao contrário, não se desconhece a possibilidade, de que as “comodities”, como soja (para ficar no principal produto gaúcho), se valorizem ainda mais. A produção, gigantesca, supre o aumento simultâneo da demanda.

 

E, de outro lado, se verifica, conforme dados recentíssimos, desta terça-feira, para ser mais preciso, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um aumento da produvidade. Afinal, embora o crescimento da área plantada seja apenas de 0,3% – passando de 46,2 milhões para 46,3 milhões de hectares, de um ano para outro –; a safra será maior em 0,8% – chegando próxima aos 135 milhões de toneladas, contra 131,7 milhões de 2006.

 

Quer dizer, objetivamente, que o circulo virtuoso do agronegócio segue a pleno vapor. O que é bom para quem vive do setor, e ótimo para toda a economia brasileira e seu beneficiário, a sociedade.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Governo prevê que preços agrícolas seguirão elevados em 2008”, de Gustavo Porto, da Agência Estado.

Leia também, também com texto de Gustavo Porto, da AE, a notícia “Conab: safra de grãos de 2008 pode ser recorde”.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo