CulturaEducaçãoInfânciaPrefeituraSaúde

CIDADANIA. Feira do Livro também é um bom lugar para conscientização e a prevenção de Saúde Pública

Crianças que visitam o espaço delas na Feira do Livro, de ouvidos atentos, se divertem com uma personagem: a “Mosquita” da Dengue

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Feira do Livro de Santa Maria, realizada até 14 de maio, na Praça Saldanha Marinho, é palco de muitas atividades artísticas e culturais para adultos e crianças. Mas não é só isso. O evento literário também promove ações de conscientização e cidadania, principalmente voltadas ao público infantil. Em um canto da feira está o Espaço Criança. E nele, os pequenos de todas as idades têm a oportunidade de aprender, além de se divertir.

Todas as tardes, a partir das 14h, a agente de saúde pública da Prefeitura de Santa Maria, Magali Favarini Kuhn, desempenha o importante papel de transformar crianças em disseminadores da informação sobre o Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Vestida como uma fantasia de mosquito, Magali recebe as crianças para conversar sobre formas de prevenção.

“As crianças são importantes canais para levar a informação até a família. Por meio deles, conseguimos chegar até os pais, os vizinhos e outros familiares. Eles contam em casa o que aprenderam aqui”, explica Magali.

A “Mosquita”, como é chamada pelas crianças, distribui folhetos, posa pra fotos, brinca, mas principalmente, ensina. “Eu explico para eles sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, falo sobre as medidas de prevenção que a gente deve tomar para não deixar água parada, pois é ela que se transforma em criadouro do mosquito, tudo de forma leve e divertida”, afirma.

Na tarde desta sexta-feira (05), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero visitavam a Feira do Livro quando foram conhecer o Espaço Criança. Atentos, ouviram as orientações da “Mosquita” e fizeram muitas perguntas. De acordo com Magali, crianças das cidades de Itaara, Toropi e Arroio Grande passaram pelo local, além de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Maria.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), divulgado no final de abril, quase 43% da cidade está na faixa de alto risco de infestação do mosquito. O resultado foi obtido a partir de dados registrados entre o final de março e o início do mês de abril deste ano. O Município não tem o vírus da dengue registrado, mas o índice de infestação é alto e a atenção deve ser redobrada, orienta a agente de Saúde Pública.

Saiba como prevenir o aedes

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo