Arquivo

Eleições 2006. TSE confirma: 1,5 mil dos 20 mil candidatos estão fora da busca pelo voto

São Paulo, com 449, Minas Gerais (121), Maranhão (99) e Pernambuco (74) são os estados que lideram a contagem de candidatos definitivamente fora da eleição de outubro, após decisão final do Tribunal Superior Eleitoral. O Rio Grande do Sul, com 27 afastados (entre 881 inscritos), está entre as unidades da Federação com o menor número de cortados.

No total, foram ceifadas, pelas mais diversas razões, as pretensões de 1.535 pretendentes, de um total de 20.705 que se dispuseram a enfrentar as urnas. Há, ainda, o caso dos quase 800 que renunciaram à disputa por vontade própria. E os que, perdão pela maldade, o fizeram sem querer; afinal, morreram no meio do caminho. São oito os mortos entre a inscrição e a eleição.

Para saber mais dados a respeito, inclusive a quantidade de rejeitados por Estado e cargo pretendido, leia a reportagem divulgada pela assessoria do Tribunal Superior Eleitoral:

”7% dos pedidos de registros de candidaturas são negados em todo o país

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira a estatística do número de candidaturas indeferidas para o pleito deste ano nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país. Foram indeferidos 1.535 pedidos de registro, ou seja, 7,4% do total de 20.705 candidatos, incluídos os cargos de vice e suplentes. Os dados revelam, ainda, que entre o requerimento de registro e o julgamento do pedido, 8 candidatos faleceram e 791 renunciaram.

Os números revelam, ainda, que 754 candidatos e o Ministério Público já protocolaram recursos tanto contra o indeferimento, como contra o deferimento das candidaturas.

O levantamento destacou que, entre os cargos majoritários em disputa, foram indeferidos 45 registros: 2 para presidente da República, 13 para governador e 30 para os cargos de senador.

Entre candidatos a vice e suplentes, foram indeferidos 1 registro de vice-presidente, 16 de vice-governadores, 34 de 1º suplente para senador e 31 de 2º suplente para senador.

Entre os cargos proporcionais, os TREs indeferiram 392 registros de candidatos a deputado federal, 976 de candidatos a deputado estadual e 40 de deputado distrital.

Entre os 791 que renunciaram, 465 eram candidatos a deputado estadual, 234 a deputado federal, 30 a 2º suplente de senador, 18 a 1º suplente a senador, 14 a vice-governador, 13 a deputado distrital e 10 a senador.

Entre os candidatos falecidos, 5 eram candidatos a deputado estadual e 3 a deputado federal, um de cada um dos seguintes Estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Roraima e Rio Grande do Sul…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do Tribunal Superior Eleitoral na internet, no endereço http://www.tse.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo