CinemaSanta Maria

CINEMA. Filme totalmente falado em portunhol vai fechar o SMVC, no dia 25: “A Superfície da Sombra”

Por JOSE LUIZ ZASSO, da Assessoria do SMVC

O encerramento do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) será marcado pela exibição do longa-metragem de ficção “A Superfície da Sombra”, na quinta-feira (25), às 19h na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM). Entre as presenças confirmadas está o protagonista e produtor, Leonardo Machado, o ator do filme Sirmar Antunes, e a preparadora de elenco e assistente de direção do filme, Ane Siderman. “A Superfície da Sombra” é baseado no livro homônimo de Tailor Diniz, autor que também estará no lançamento em Santa Maria. Com direção de Paulo Nascimento, o longa é produzido pela Accorde Filmes e entrará em cartaz no segundo semestre nos cinemas.

Essa será a segunda exibição pública do filme e o lançamento em Santa Maria. A primeira exibição aconteceu em abril na fronteira Brasil/Uruguai, nas cidades de Chuí/Chuy. Trata-se da primeira produção falada totalmente em portunhol.

“Exibir o filme em Santa Maria no encerramento do festival é simbólico. Integramos o Fórum Entre Fronteiras e  falamos de uma coprodução Brasil e Uruguai e o SMVC tem como característica o intercâmbio com vários países, em especial, com a Argentina, Paraguai e Uruguai. Isso marca a trajetória desses quinze anos. E a presença de parte da equipe e do autor do livro para o debate sobre o filme, só reforça nossa certeza no caminho da integração audiovisual da região”, destaca o coordenador do Santa Maria Vídeo e Cinema, Luiz Alberto Cassol.

Sinopse:

Repleta de mistério, a trama fala de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para comparecer a um funeral. Ele chega tarde, perde a cerimônia, mas encontra Blanca (Giovana Echeverria), uma mulher com muitas histórias a serem reveladas. Baseado no livro homônimo de Tailor Diniz, “A Superfície da Sombra” é o primeiro filme falado assumidamente em “portunhol”, misturando idiomas, dialetos, hábitos e culturas de Brasil e Uruguai. Trata-se também do primeiro longa metragem rodado na cidade de Chuí, o ponto mais meridional do Brasil.

Roteiro e Direção de Paulo Nascimento

Baseado no livro de Tailor Diniz

Elenco: Leonardo Machado, Giovana Echeverria, Cesar Troncoso, Marcelo Crawshaw, Sirmar Antunes, Nelson Diniz, Carlos Falero, entre outros.

Produção Accorde Filmes

Trailler oficial: https://www.youtube.com/watch?v=szTHxVrYwWw

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo