MídiaTecnologia

OLHA SÓ! Se prepare para não ficar sem TV. Sinal analógico vai embora daqui e da região em 5/12/2018

Por LUIZ ROESE, com imagem de Divulgação, Especial para o Site 

Portaria publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União confirma: o desligamento do sinal analógico de televisão tem data para ocorrer em Santa Maria: 5 de dezembro de 2018. É a mesma data para Dilermando de Aguiar, Formigueiro, Itaara, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé e Silveira Martins.

Na preparação para o desligamento do sinal analógico, conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, as cidades passam por pesquisas regulares que apuram o alcance do sinal digital. Além disso, as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família recebem gratuitamente conversores de sinal para que mesmo os televisores antigos não fiquem sem receber a programação.

Em outros Estados, o cronograma de desligamento do sinal analógico chega mais cedo. Na Grande São Paulo, por exemplo, há TVs a cabo que já não fazem esse tipo de transmissão, por conta de não haver acerto financeiro com determinadas redes. Em Porto Alegre, o sinal analógico deixa de existir em 31/01/2018. A portaria publicada nesta segunda (29) estabeleceu um prazo a mais para algumas cidades que estavam previstas para acabar com o sinal analógico por agora. Em outras, como Goiânia, o prazo segue o mesmo.

Quem assiste TV pelo sinal analógico deve começar a receber em breve avisos na tela sobre a transição do sinal. Eles se tornarão mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima. Então, não se assuste se em breve se aparecer uma letra A no canto da tela, três vezes por dia, durante a programação. É só um sinal de que está chegando a hora de mudar de tecnologia.

Mesmo que ainda demore um pouco para o sinal analógico ser desligado, a sugestão é que, assim que possível, as adequações nos televisores sejam realizadas.

O desligamento do sinal analógico vale para todos os canais de TV aberta. E é uma determinação do Governo Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo