Artigos

Quais as causas da violência em Santa Maria? – por Maiquel Rosauro

Autoridades de diferentes áreas da segurança pública reuniram-se na Câmara de Vereadores na segunda-feira (8) para discutir as causas da violência em Santa Maria. A discussão ocorreu através de uma audiência pública proposta pela Comissão Especial de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. Como resultado, diversos dados foram divulgados e expuseram as várias faces da problemática.

A falta de efetivo em diversos órgãos e a ausência do Estado em bolsões de pobreza na periferia da cidade foram apontadas como as principais causas da violência urbana. Porém, o tenente coronel Ricardo Hofmann, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), foi além e apontou questões que geralmente não são discutidas pela sociedade.

“O modelo dos jovens muitas vezes é o bandido, o ex-presidiário que cometeu crimes e saiu da cadeia. Infelizmente, não temos autoridades como modelo a ser seguido pelos jovens”, desabafa Hofmann.

O comandante aponta que as drogas surgem como um pano de fundo dessa realidade, lembrando ainda que no país se idolatra o álcool, já que boa parte das músicas fala sobre cerveja ou cachaça. O contato com o mundo do crime, obviamente, leva à prisão. Todavia, a penitenciária não costuma ser o ponto final para quem entra nesse mundo.

“Nossos presídios são desumanos. A maioria é jovem que está lá dentro e será reincidente no crime. É frequente aqui em Santa Maria prendermos seis, sete vezes a mesma pessoa na mesma semana e ela seguir nas ruas”, lamentou.

Hofmann ressaltou que falta um trabalho de ética, moral e cívica no país, assim como o estímulo ao esporte. Não podemos virar as costas para os locais que mais precisam da estrutura do Estado, pois são estes os mais vulneráveis ao avanço da violência.

E não sejamos hipócritas. Um crime só ganha grande repercussão na mídia local quando acontece no Centro de Santa Maria. Até quando ficaremos de braços cruzados esperando a violência bater em nossa porta? Precisamos reivindicar, protestar e exigir mais atenção e investimento em segurança pública.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo